NOTÍCIAS

25ª reunião da CPI da Amazonas Energia é realizada em Barcelos, nesta sexta-feira

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

18.fev.2022 13:59h
img
Foto: Danilo Melo

Nesta sexta-feira (18), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou sua 25ª reunião. A primeira Itinerante fora da capital do Estado aconteceu na Câmara Municipal de Barcelos (distante 399 km de Manaus). Na ocasião, foram ouvidos representantes do Poder Público que explicaram sobre a qualidade dos serviços prestados pela empresa concessionária de energia elétrica.

O presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT), questionou o prefeito do município, Edson Mendes (MDB), sobre o número de cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que estão inseridos pela  concessionária na Tarifa Social. Também perguntou se existem dificuldades de inscrição.A secretária de Assistência Social, Daiana Colares, respondeu que, atualmente, o município tem cerca de 12 mil pessoas vinculadas ao Cadastro Único, sendo quatro mil identificadas como baixa renda e que deveriam estar beneficiadas pela Tarifa Social. “As pessoas precisam ter um consumo de até 220 kw, mas apenas 37% das pessoas conseguem receber o benefício por conta desse limite de consumo”, explicou.

O deputado Sinésio Campos considerou o dado assustador. “Quem está na extrema pobreza recebe outros benefícios, entretanto por conta de um consumo, um pouco maior em kw não está sendo contemplado na Tarifa Social. Isso é errado. Precisamos colocar esse dado no relatório final da Comissão também. Vamos tomar as providências”, adiantou.

Representando a Câmara Municipal de Barcelos, o vereador Josias Benfica (PTB) criticou a atuação da empresa no município. Ele denunciou situações irregulares, como a troca de medidores sem aviso prévio aos consumidores. “Chega dessa empresa tripudiar sobre a população barcelense. Ela não está cumprindo as leis estaduais, precisa ser punida e enquadrada. Aqui está cheio de situações irregulares, como postes de iluminação pública em lugares errados. Se for feita uma vistoria técnica, ficará comprovado que a empresa não está cumprindo o seu dever”, criticou.

Após a reunião em Barcelos, a Comissão se reunirá na próxima segunda-feira (21), às 17h, no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, e no dia 28 na Câmara Municipal de Iranduba (27 km de Manaus), às 9h.