NOTÍCIAS

Imprensa nacional destaca transformação de São Gabriel da Cachoeira em capital estadual dos povos indígenas

Por Assessoria de Comunicação

28.jan.2022 15:46h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Tem repercussão nacional a Lei criada no Amazonas que transforma São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus) na capital estadual dos povos indígenas. No Jornal “O Globo” a matéria retrata a maior característica do município que tem 90% da sua população indígena e os atrativos turísticos da região. O Portal Uol também publicou matéria sobre o assunto.

A Lei entrou em vigor no último dia 13 de janeiro é resultado de um Projeto de autoria do deputado estadual Tony Medeiros (PSD), político defensor da causa indígena e artista oriundo da cidade de Parintins.

Para o deputado a matéria de “O Globo”, mostra para todo o Brasil as particularidades da região e o seu potencial turístico, principalmente pela sua população e beleza natural. “O Turismo, sustentavelmente, bem explorado, pode ser uma grande matriz  alternativa de desenvolvimento do Estado. A região do Rio Negro, é considerada por muitos como uma das mais belas de todo o planeta. Temos tudo para transformar esse potencial em melhoria de qualidade de vida dos nossos irmãos interioranos”, disse.

O parlamentar sustenta que a divulgação dessa matéria em jornal de circulação nacional pode ser o início de uma campanha que o Estado deve fazer para promover os atrativos turísticos que tanto atraem os visitantes.

A cidade de São Gabriel da Cachoeira localizada na região do Alto Rio Negro tem uma população de aproximadamente 47 mil habitantes. A cada 10, nove são índios. No município se fala oficialmente quatro idiomas: Nheengatu, Tukano, Baniwa e o Português. “Em São Gabriel, vivem em torno de 23 etnias, que já fazem da cidade, o município brasileiro com maior concentração de diferentes etnias indígenas, concluiu o deputado Tony Medeiros.