NOTÍCIAS

Fala de ministro do STF repercute na Aleam e Governo do Amazonas fica em silêncio

Por Assessoria de Comunicação

01.jul.2022 12:58h
img
Foto: Márcio James

O deputado Dermilson Chagas (Republicanos) repercutiu, durante a sua fala na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (30/6), o comentário que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fez durante a sua participação no Fórum Jurídico de Lisboa e que foi divulgado ontem pela imprensa internacional e nacional.

De acordo com esses veículos, o ministro disse que o narcotráfico tomou conta de várias regiões da Amazônia devido à falta de capacidade do poder público de garantir a segurança da região. Nos comentários do ministro, foram citados os problemas do contrabando, do garimpo, do comércio ilegal de madeira e a ação dos traficantes.

Todos esses problemas já foram denunciados pelo deputado Dermilson Chagas desde o início da atual gestão do Governo, quando se deu início ao processo de desmonte da segurança pública, pela falta de investimentos em equipamentos, armas, munição, viaturas e efetivo das polícias Civil e Militar. O parlamentar também denunciou a falta de estrutura dos prédios das delegacias em praticamente todos os 61 municípios do Amazonas, onde ele encontrou delegacias sem banheiros, forros e paredes com infiltrações, entre outros problemas estruturais.

“São situações que eu venho falando aqui, na Assembleia, há muito tempo, para o Governo do Amazonas fazer uma segurança pública eficiente: colocar pessoas capacitadas para poder gerir, planejar, realizar programas que possam resgatar jovens e inserir nesse processo contra a criminalidade. Quem dizia que o interior era um lugar tranquilo para se viver hoje não fala mais a mesma coisa. Nós precisamos estudar com clareza o que vai ser investido e precisamos saber quais os programas necessários para que o Governo do Estado implemente. Criar outra polícia também pode ser uma solução. Pode ser uma polícia de fronteira, uma polícia aquaviária, uma polícia florestal, para combater todos esses problemas de narcotráfico e garimpo ilegal. É vergonhoso para o Amazonas ouvir o ministro, em Portugal, dizer que nós perdemos essa guerra”, comentou o deputado Dermilson Chagas.

 

Corrupção no Governo do Amazonas

Além de todos os problemas citados pelo ministro, o deputado Dermilson Chagas também denunciou a corrupção instalada no Sistema de Segurança Pública do Amazonas e a ligação com o crime organizado, como foi revelado pela Operação Garimpo Urbano, no ano passado, quando o secretário executivo de Inteligência, delegado Samir Freire, foi preso sob a acusação de utilizar a estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para roubar ouro extraído de garimpos clandestinos.

Além das denúncias, o deputado Dermilson Chagas lembrou que, em 9 de dezembro do ano passado, no Dia Internacional contra a Corrupção, o Amazonas não teve nenhum avanço no combate à corrupção. Inclusive, o Projeto de Lei nº 118/20, de autoria do deputado Dermilson Chagas, que instituiria a Política Estadual de Combate à Corrupção, o qual foi aprovado pela Aleam, acabou sendo vetado pelo governador Wilson Lima, revelando com a sua atitude que a sua gestão não quer dar transparência à sociedade.

O deputado Dermilson Chagas destacou que a corrupção na atual gestão se instalou em todas as pastas de governo, principalmente na Segurança Pública (SSP-AM), Saúde (SES-AM), Educação (Seduc) e Comunicação (Secom), onde são feitos constantes gastos públicos sem licitação, aditivos de contratos que não estão trazendo retorno nem social, nem administrativo ou financeiro para o Estado e uma total falta de transparência com o orçamento das secretarias.

“Infelizmente, o Estado não teve o que comemorar no combate à corrupção. Nós estamos vivendo, desde 2019, decepções e mais decepções, com um governo que toda hora está recebendo visitas da Polícia Federal, recebendo notificações dos órgãos de fiscalização, tendo a sua própria polícia, com o seu próprio secretariado, como foi o caso do secretário de Inteligência (Samir Freire), envolvidos em escândalos, uma corregedoria que não funciona e não temos, portanto, um governo que tenha altivez para falar firme contra a corrupção”, desabafou Dermilson Chagas.

 

 

COORDENAÇÃO DA COMUNICAÇÃO: GUILHERME GIL E KELRIANE COSTA