NOTÍCIAS

A pedido de Wilker, Defesa Civil irá à Aleam apresentar plano de socorro para cheia

Por Assessoria

09.jun.2021 17:11h
img
Foto: Dircom

Na próxima segunda-feira (14) às 10h, o secretário executivo da Defesa Civil do Estado do Amazonas, Cel. QOBM Francisco Ferreira Máximo Filho, comparecerá ao Mini Plenário Cônego Azevedo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A presença do titular foi confirmada após solicitação do deputado Wilker Barreto (Podemos), que cobra a apresentação do plano emergencial para socorrer os municípios e as comunidades indígenas do interior do Amazonas que estão sendo vitimados com a enchente deste ano.

A reunião com o titular da pasta foi deliberada durante Sessão Ordinária da Casa Legislativa desta quarta-feira (9). “O intuito da convocação é que o secretário da Defesa Civil apresente um cronograma de socorro e da calamidade do interior e que esclareça aos prefeitos e munícipes quando vai chegar a ajuda aos prefeitos e ao povo que estão sofrendo com o momento de penúria que enfrenta o interior do Amazonas”, ponderou Barreto.

A vinda do secretário foi acertada durante apreciação do Requerimento do próprio Wilker que pedia a convocação do titular da pasta para prestar esclarecimentos sobre o plano emergencial adotado pelo órgão para prestar socorro aos municípios e comunidades indígenas vitimadas pela grande cheia. Após diálogo com os deputados da base governista na Aleam, os parlamentares chegaram num consenso pela reunião.

Ainda na tribuna, o  deputado criticou a falta de celeridade por parte do Executivo para socorrer as cidades interioranas, como por exemplo, a distribuição de apenas 28 mil cartões do Auxílio Enchente  para famílias de 16 municípios e a destinação de apenas R$ 4,5 milhões para ajuda humanitária dos R$ 10 milhões prometidos no dia 8 de março.

“Estou falando de apenas um terço das cidades e já se passaram quantos meses de enchente machucando? Cabe a nós cobrar a aplicação correta dos recursos ou será que esses recursos da gestão Wilson Lima (PSC) vai chegar na próxima cheia?”, ponderou Wilker.