NOTÍCIAS

Acesso gratuito ao teste de “Mapeamento Genético” no Amazonas é lei do Deputado Felipe Souza

Por Assessoria de Comunicação

05.jul.2022 14:03h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Uma pesquisa revelou que 1 (uma) a cada 4 (quatro) mulheres que têm um caso de câncer diagnosticado, tem câncer de mama.

No amazonas, as mulheres com alto risco de desenvolvimento de câncer de mama, agora estão amparadas por Lei para realizar, gratuitamente, o teste de mapeamento genético pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio da Lei n⁰ 5.404/2021, de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), competirá ao Estado, por meio da rede de unidades públicas ou conveniadas integrantes do SUS, prestar o serviço de prevenção ao câncer de mama consistente, na realização do exame genético identificador da mutação no gene BRCA. O intuito é apurar a existência de risco de desenvolvimento da doença em mulheres que apresentarem histórico familiar de incidência da doença em mãe, irmã ou avó antes de atingirem cinquenta anos de idade.

Em 2020, Brenda Graziela recebeu o diagnóstico de câncer de mama aos 24 anos. “Minha mãe já passou por esse processo de descoberta e tratamento do câncer de mama por duas vezes. Estive ao lado dela todo o tempo e não imaginava que isso fosse acontecer comigo tão cedo”, relatou Brenda.

A estudante conta que sabia da predisposição para ter a doença, mas que não tinha condições financeiras para realizar o teste. “Eu soube da existência desse teste pelo caso da atriz Angelina Jolie. Pesquisei sobre ele, mas vi que estava totalmente fora do meu orçamento. Esse exame na rede privada custava na época entre R$ 6 mil e R$ 12 mil. Se essa lei do teste de Mapeamento Genético já existisse, teria feito toda a diferença para mim, mas fico feliz que hoje, as mulheres podem ter mais esse suporte” finalizou Brenda.

Para o autor da lei, a medida é um marco na saúde pública do estado. “Quando trabalhamos pensando nas pessoas, o trabalho faz a diferença. É pensando em ajudar pessoas como a Brenda, e milhares de outras mulheres que sofrem, ou podem vir a sofrer com esse mal, que sou autor desta lei. Ter acesso ao teste de mapeamento gratuito pelo SUS é uma grande conquista para as mulheres que têm casos na família e vivem com o medo constante de ser a próxima”, disse Felipe Souza.

 

 

O que é o teste de Mapeamento Genético? 

É um exame genético que auxilia no diagnóstico e na prevenção de doenças como o câncer de mama. Ele tem como objetivo identificar alterações genéticas em genes, cromossomos ou proteínas do organismo humano. Os resultados têm o potencial de confirmar, descartar ou levantar suspeitas a respeito de alguma condição genética. Ele pode ajudar a determinar as chances da pessoa desenvolver doenças ou de passá-la para outras gerações.

 

 

Como e quando fazer?

O teste pode ser feito a partir de amostras de sangue ou saliva, e a partir das informações contidas no DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é possível mapear possíveis propensões a doenças e características hereditárias. O exame somente será realizado na paciente diagnosticada como de alto risco de desenvolvimento de câncer de mama, assim considerada aquela que apresentar histórico familiar de incidência da doença em sua mãe, irmã ou avó antes de atingirem 50 anos de idade.

Ainda de acordo com o texto da lei, as mulheres que apresentarem a mutação no gene BRCA, identificada pelo exame genético, poderão optar pela realização da cirurgia de mastectomia profilática e de reconstrução da mama através do Sistema Único de Saúde, nos termos da Lei Federal n. 9.797, de 1999.