NOTÍCIAS

Adjuto Afonso e Roberto Cidade abrem debate sobre regulamentação do garimpo no AM

Por Assessoria de Comunicação

30.nov.2021 15:56h
img
Foto: Danilo Melo

O deputado Adjuto Afonso (PDT) reforçou o discurso do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), sobre a situação dos garimpeiros no rio Madeira. Os parlamentares ressaltam a necessidade de uma decisão mais estratégica dos governos federal e estadual e uma presença mais incisiva da Casa Legislativa.

“É muito importante o presidente colocar a Assembleia também à disposição, é importante que essa Casa participe, prefeitos estão indo à Brasília, porque são 5 mil pessoas que querem emprego. Ninguém quer estar contra a lei ou fazer algo que não esteja dentro da normalidade, mas as pessoas precisam trabalhar. Por que não fazemos como outros países que têm sistema moderno para explorar o minério? Hoje só serve para suprir uma demanda imediata daquelas pessoas que estão lá, mas para o Estado não fica nada. Que seja criada uma comissão ou que se trabalhe pela que já tem, para abrir essa discussão”, disse Adjuto.

O pronunciamento aconteceu em aparte ao deputado Roberto Cidade que propôs que a Casa Legislativa inicie os debates para a regulamentação da atividade de minério no Amazonas. Pelo menos 69 balsas que estavam sendo usadas por garimpeiros no rio Madeira foram queimadas em uma operação da Polícia Federal. “Muitas dessas balsas servem de moradia, essas pessoas vão morar aonde agora? O governo federal poderia ter solicitado que se retirassem, mas não fazer desse jeito, tocar fogo nas balsas e deixar as pessoas sem moradia”, disse o deputado Adjuto.

 

 

Nívia Rodrigues

Jornalista MTB/AM 207