NOTÍCIAS

Aleam concede Título de Cidadão do Amazonas  ao pesquisador Moacir Biondo, na terça-feira (13)

Por Assessoria de Comunicação

12.set.2022 13:35h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O pesquisador Moacir Biondo será homenageado com o Título de Cidadão do Amazonas, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na terça-feira (13), às 13h. A propositura, de autoria do deputado Serafim Corrêa (PSB), foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A homenagem acontece no Plenário Ruy Araújo, na Casa Legislativa.

Moacir Biondo é técnico especialista em Plantas Medicinais da Amazônia,  hoje aposentado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) /Faculdade de Medicina,  onde  esteve por 26 anos  introduzindo  saber das plantas com entusiasmo entre os alunos quando estes participavam do estágio de Medicina Preventiva e Social.

Pesquisador autodidata realizou inúmeros cursos e palestras no Brasil e Exterior.  Nasceu em Presidente Prudente, São Paulo em 1957.

Recebeu da Assembleia Legislativa a Comenda por trabalho em comunidades com plantas medicinais. Produziu e apresentou no Canal Amazonsat, o programa “Ervas e Plantas” por 12 anos mostrando o valor e as propriedades das plantas medicinais. Desenvolveu ainda projeto autoral “Paisagens do Conhecimento” que há mais de 35 anos registra, resgata e devolve os saberes tradicionais  acrescidos da sua contribuição técnica ao grupo pesquisado em toda Amazônia.

Paisagem do Conhecimento também foi reconhecido pelo IdeiaSus que publicou a história do projeto no Volume I das Trajetórias das Práticas Integrativas e Complementares do SUS

Propôs anteprojetos que  viraram leis municipais e estaduais criando a Semana de Plantas Medicinais e Fitoterápicos em Manaus e no Estado.

Atualmente é consultor e fito-terapeuta atuando em nível nacional, tendo mais recentemente prestado consultoria para a FAS (Fundação Amazonas Sustentável) para orientação de propostas de políticas públicas no Comitê SUS na Floresta.

 

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Pesquisador Moacir Biondo será homenageado com Título de Cidadão do Amazonas

Dia: Terça-feira, 13 de setembro

Horário: 13 horas

Local: Assembleia Legislativa do Amazonas, no Plenário Ruy Araújo, localizada na avenida Mário Ypiranga, n° 3.950, Parque Dez de Novembro