NOTÍCIAS

Aleam realiza abertura da exposição “Artes Amazônicas”, do artista Alessandro Oliveira

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

13.jun.2022 13:28h
img
Foto: Alberto César Araújo

Com o intuito de divulgar  manifestações folclóricas e artísticas, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na manhã desta segunda-feira (13), a abertura da exposição “Artes Amazônicas”, do artista parintinense Alessandro Oliveira.

Estão expostas 18 obras, entre cocares, arcos, flechas e cestas produzidas a partir de materiais regionais e com utilização de técnicas de artesanato indígena.

A exposição é realizada pela Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, presidida pela deputada Alessandra Campêlo (PSC), com apoio do presidente da Casa, Roberto Cidade (UB). A visitação pode ser feita até o dia 30 de junho, das 8h às 17h, no Hall de entrada da Aleam.

“O diferencial desse projeto consiste na utilização de técnicas e materiais que mesclam a arte indígena com técnicas modernas de produção e confecção de molduras em matérias como o MDF, fazendo um contraste entre o ancestral e o novo, o rústico e o sofisticado”, explicou Alessandro.

O projeto utiliza técnicas que usam plumas e penas, sintéticas, conforme destaca o artesão. O objetivo, ainda de acordo com Alessandro, é reconhecer e enaltecer a herança cultural dos primeiros habitantes da ilha Tupinambarana, onde está o município de Parintins, que foram responsáveis pela formação sociocultural da região.

A deputada Alessandra Campêlo ressaltou que, com a exposição, a Casa Legislativa mostra que valoriza não apenas o Festival Folclórico de Parintins, mas especialmente os artistas, que são os profissionais que realmente fazem o espetáculo acontecer. “É um orgulho para todos nós parlamentares dar visibilidade a artistas como o Alessandro Oliveira, que representa muito bem a nossa cultura”, afirmou a deputada.

 

Biografia

Alessandro Costa de Oliveira tem 40 anos, é natural do município de Parintins (distante 369 km de Manaus), e atua como artesão, figurinista, decorador e artista plástico. Aos 16 anos iniciou estudos na Escola de Artes Irmão de Pascalle, em Parintins.

Desde 2009 atua como artista plástico de escolas de samba de São Paulo, como Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Mancha Verde, Vila Maria e Independente Tricolor. Em Manaus, atuou também na Reino Unido da Liberdade.

Como criador de figurinos atuou no boi-bumbá Caprichoso e, atualmente, é figurinista do boi-bumbá Garantido.