NOTÍCIAS

‘Amazonas Energia desativará usina termoelétrica de Parintins até 2022’, diz Tony Medeiros

Por Assessoria

19.abr.2021 17:08h
img
Foto: Evandro Seixas

A termoelétrica que está localizada no Centro da Cidade de Parintins deverá ser desativada e deslocada para outra região da cidade até agosto de 2022. A informação foi confirmada pelo deputado Tony Medeiros (PSD) durante a Sessão Compensatória da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta segunda-feira (19).

O deputado fez uma visita ao vice-presidente da empresa Amazonas Energia, Radyr Gomes, e sugeriu a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município estipulando, de forma oficial, um prazo para a desativação da Usina.

“A termoelétrica de Parintins se tornou um grande problema por causa da poluição sonora que afeta toda a população que mora no entorno da usina. A saída era um pleito antigo do povo que finalmente será em breve resolvido”, salientou Medeiros.

De acordo com Tony, durante a visita outros assuntos foram tratados como, por exemplo, a questão do atendimento às comunidades pelo programa Luz para Todos que agora se chama Mais Luz Para a Amazônia. O deputado lembrou inclusive da possibilidade da utilização da energia solar.

“São centenas de comunidades espalhadas pelo Amazonas que precisam de energia para que as condições de sobrevivência dessas populações sejam melhores. Com energia, além da luz e do uso de vários eletrodomésticos se pode instalar indústrias e gerar emprego e renda nas comunidades”, exemplificou o deputado.

Outro assunto tratado pelo deputado Tony Medeiros, durante visita a Amazonas Energia foi sobre o Linhão interligado ao Sistema Nacional que deve estar pronto no final de junho de 2022.

“Sabemos que a energia é matéria prima para qualquer empreendimento, por isso, reconhecemos a importância dessa medida, pois passaremos a integrar o Sistema Nacional de Energia, garantindo a instalação de qualquer indústria em todo o Baixo Amazonas”, afirmou o deputado.