NOTÍCIAS

Angelus Figueira concede Medalha do Mérito Educacional a professor que elevou nota do Ideb em Manacapuru

Por Assessoria de Comunicação

19.out.2021 19:52h
img
Foto: Jimmy Christian

O deputado estadual Angelus Figueira (DC) concedeu ao professor Roquelane Paixão da Silva, a outorga da Medalha “Professora Ignês Vasconcelos Dias”. A cerimônia, de autoria da deputada Therezinha Ruiz (PSDB), ocorreu nesta terça-feira (19), no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e marcou o reconhecimento de profissionais da educação no Amazonas na semana que se comemorou o Dia do Professor. Ao todo, 34 professores receberam a honraria.

De acordo com o parlamentar, Roquelane prestou serviços relevantes à educação no Estado, como por exemplo em Manacapuru, quando em maio de 2001, por meio de análise curricular, assumiu a gestão da Escola Estadual Jose Kallil Assaf, permanecendo na mesma até os dias atuais.

“Esses profissionais fazem desta linda profissão, um verdadeiro sacerdócio. Um deles é meu amigo Roque, professor Roquelane Paixão da Silva que acumula uma carreira vitoriosa com índices educacionais de muita relevância no nosso Estado. Durante sua gestão, a escola tornou-se referência em educação em Manacapuru e em âmbito estadual, apresentou os valores do IDEB (hoje SAEB) de 1º ao 5º ano: em 2005 o melhor IDEB da cidade: 3.8”, disse.

Figueira relembrou que, em 2007, a escola alcançou o IDEB de 4.7. Em 2009 chegou ao valor de 5.6 no IDEB. 2011 ao valor de 6.2. Em 2013 atingiu 5.8. Em 2015 o valor de 6.7. Em 2017 alcançou o valor de 6.9. Em 2019 chegou a 5.8 de 6º ao 9º ano.

“Nesses anos citados, a escola ganhou o prêmio ‘Escola de Valor’. A unidade educacional segue sendo referência em Manacapuru”, comemorou o deputado.

 

Perfil

Roquelane Paixão da Silva formado em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especialista em metodologia do ensino superior pela mesma universidade (Ufam), especialista em gestão escolar pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

O educador deu inicio na sua carreira de magistério em Beruri e lá trabalhou como professor por 6 anos, depois voltou para Manacapuru,  onde atualmente reside.

 

Homenagem

A Medalha do Mérito Educacional foi Instituída pela Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da deputada Therezinha Ruiz ( PSDB) e leva o nome da professora Ignês de Vasconcelos Dias, que se tornou referência como educadora no Amazonas.

A comenda homenageia os profissionais de destaque na rede pública e privada de ensino, que conta com a indicação de 24 nomes pelos deputados estaduais, além de indicações do Fórum de Educação, da Mesa Diretora e da Comissão de Educação da Casa, totalizando em 2021, 34 homenageados.