NOTÍCIAS

Angelus Figueira preside entrega do Título de Cidadão do Amazonas a Carlos Onofre Bessa

Por Assessoria de Comunicação

08.out.2021 8:25h
img
Foto: Jimmy Christian

O deputado estadual Angelus Figueira (DC), presidiu a saudação da outorga do Título de Cidadão do Amazonas ao Carlos Onofre de Bessa, durante Sessão Especial desta quinta-feira (7), que contou com a presença do deputado Tony Medeiros (PSD), no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Após apresentação dos membros que compuseram a mesa, a banda oficial da Polícia Militar do Amazonas executou o Hino Nacional.

A proposta da homenagem é do ex-deputado estadual Josué Neto, com coautoria do presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV). Representando o autor da homenagem, o deputado Angelus  Figueira falou sobre Carlos Bessa.

“Eu queria antes saudar a família. Queria falar de como essa homenagem é justa. Caminhamos muito juntos. Nunca me esqueço na minha primeira eleição, caminhando juntos. O setor produtivo, a mecanização, distribuição de sementes. É com muita emoção que nós, hoje, podemos falar de sua importância para o interior do nosso Estado. Quero externar, em nome de milhares de produtores beneficiados, a nossa gratidão. Houve uma movimentação econômica e social ao nosso Estado. E é isso que eu quero agradecer. A sua participação ativamente no nosso Estado. Além do deputado Josué que propôs esta tão merecida homenagem. Vocês fazem história do município de Manacapuru (distante 58 km de Manaus em libha reta)”, disse ao assumir a presidência da Sessão no lugar de Tony Medeiros.

Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), esteve presente o secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrúcio de Magalhães Júnior; além do homenageado, Carlos Onofre de Bessa; o ouvidor-geral do Município de Manaus, Nonato de Oliveira; a senhora Reiko Nakamura, representando o Consulado do Japão; João Tomé Verçosa de Medeiros e Raposo, o engenheiro agrônomo Paulo Rezende, o superintendente do Serviço de Geológico do Brasil no Amazonas (CPRM), Marcelo Batista Mota; de modo virtual, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço; presidente da Associação dos Avicultores do Estado do Amazonas, Luiz Mário Peixoto, além do filho do homenageado, senhor Rogério Sampaio Bessa.

“Como bem falou nosso amigo, deputado Ângelus, é muito legal olhar para cá e, ver uma família muito unida que meu pai consagrou. Agradeço a todos”, disse o filho de Carlos Bessa, Rogério Sampaio Bessa.

“Gostaria de saudar a todos os presentes. A minha história começa em 1968. Antes de vir para Manaus, fomos para Viçosa fazer um treinamento. Quando eu cheguei em Manaus, participei da equipe que instalou o escritório do setor primário em Manaus, com agricultores da Manaus – Itacoatiara (127 km). Manaus me proporcionou as três grandes realizações da minha vida. A realização profissional, familiar e de um grupo de amigos como Carlos Figueira”, disse.

 

 

Perfil

 

Carlos Onofre Bessa nasceu no dia 9 de julho de 1947, em Minas Gerais, na cidade de Tambacuri. Formou-se na Escola de Agricultura de Minas Gerais. Ainda jovem, veio para Manaus e começou sua trajetória, fazendo rol de amigos, constituindo família.

Foi no Amazonas, que Bessa consolidou sua experiência e então, nos anos 1990, foi convidado para ocupar a Secretaria de Produção, deixando marcas positivas no trabalho desenvolvido, motivo que fez com que a Aleam concedesse a ele tal homenagem.

 

 

Homenagem

 

O Título de Cidadão do Amazonas integra o rol de sobressalentes comendas outorgadas pelo povo amazonense por meio da Assembleia Legislativa. A concessão da honraria encontra-se regulamentada em Resolução Legislativa possuindo um nítido compromisso com a preservação, o reconhecimento e o estímulo à obra meritória de pessoas virtuosas na área do bem servir ao interesse coletivo e público.

A homenagem é concedida a pessoas que de forma direta e pessoal tenham prestado relevantes serviços ao Estado e ao povo do Amazonas e possuam caráter e conduta é, portanto, o instrumento para festejar o politicamente correto, quando desta postura resulta enormes ganhos para a vida comunitária e para a melhoria do padrão de existência da sociedade.