NOTÍCIAS

Angelus Figueira realiza Audiência Pública para discutir projetos de recursos hídricos do Amazonas

Por Assessoria

04.ago.2021 14:48h
img
Foto: Jimmny Christian

O deputado estadual Angelus Figueira (DC) convida para a Audiência Pública “Projetos Estratégicos para Prevenção e Zelo com os Recursos Hídricos do Amazonas”, que ocorrerá no MiniPlenário Cônego de Azevedo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), às 10h, desta quinta-feira (5).  A audiência contará com representantes da sociedade civil organizada, entes do poder público e será transmitida pelo facebook.com/angelus.cruzfigueira.

Angelus Figueira propõe discutir e propor um plano estratégico para resolver, a médio e longo prazo, os problemas hídricos que há décadas poluem o maior patrimônio do Amazonas: sua água. De acordo com o parlamentar, é preciso vontade política para fazer o ‘dever de casa’ e parte da solução está em um laboratório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O parlamentar acredita que, a exemplo dos rios Sena (que fica no norte de França, banha a capital, Paris e deságua no Oceano Atlântico), e do Amstel (principal rio de Amsterdã e dos Países Baixos), ambos na Europa, é possível mudar a situação no Amazonas.

“Tantos rios no mundo já estiveram numa situação próxima a nossa e hoje tem peixe, as coisas lá mudaram. O que nós precisamos é fazer o dever de casa. É muito fácil discutir as questões agudas, até porque todos estão envolvidos, mas as questões crônicas, que vêm de anos e culturalmente ficaram aí, dão mais trabalho. E para esse enfrentamento precisamos de uma verdadeira revolução que a Assembleia Legislativa tem que protagonizar”, defende.

Já confirmaram presença na audiência, representantes do Serviço Geológicos do Brasil (CPRM), Agência Nacional de águas (ANA), Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), empresa Águas de Manaus, o professor Doutor Sérgio Duvoisin Junio da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia, Natália Freire,  prefeitura de Manaus, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), ONG Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AM), o presidente da FAEA, Muni Lourenço.