NOTÍCIAS

Aniversário de 20 anos da UEA é celebrado na Aleam com parceria entre as instituições

Por Diretoria de Comunicação

07.mai.2021 17:40h
img
Foto: Dircom

O aniversário de 20 anos de criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi celebrado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quinta-feira (6), durante Cessão de Tempo, em que um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições foi assinado para promover cursos para servidores da Casa e dos municípios. O documento foi assinado pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), o reitor da UEA, professor doutor Cleinaldo Costa, e o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), prefeito de Manaquiri (distante 60 km de Manaus em linha reta), Jair Souto (MDB).

A iniciativa reafirma a parceria entre a UEA e o Poder Legislativo. O termo é o resultado das tratativas entre o Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI), com a UEA e a AAM e permitirá a transmissão e utilização dos espaços físicos das instituições para a prática de atividades de interesse comum no campo do ensino.

De acordo com Roberto Cidade, a iniciativa irá beneficiar os servidores da Aleam. “Eles contarão com cursos nas dependências da Aleam e com nossos amigos do interior, que poderão receber os cursos nas estruturas da Universidade nos municípios”, ressaltou.

Durante a Cessão de Tempo, concedida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), o reitor da UEA professor doutor Cleinaldo Costa, falou sobre a fundação da universidade, sua importância e as atividades realizadas pela instituição de ensino durante as duas décadas.

“A UEA está presente em todos os municípios do Amazonas. São mais de 21.600 estudantes matriculados, entre graduação e pós-graduação, sendo 250 cursos de graduação e 46 de pós-graduação, fora os cursos abertos no interior sob demanda da população”, enumerou o reitor.

Cleinado Costa ainda falou as últimas aquisições da universidade, como o microscópio eletrônico mais moderno da América Latina, recentemente adquirido, que possibilitará aos pesquisadores de várias instituições da Amazônia trabalharem tendo definição de imagens em 3D, tendo um imenso valor para a pesquisa.

O deputado Wilker Barreto (Podemos) falou, em nome da Aleam, para agradecer a apresentação do reitor a respeito das atividades acadêmicas realizadas pela UEA. “Muita gente questiona os investimentos na UEA, por desconhecimento. Não tenho dúvidas de que o desenvolvimento da Amazônia passa pela ciência e acredito que grande parte do Amazonas desconhece as atividades científicas realizadas pela UEA”, definiu.

Dermilson Chagas (Podemos) também aproveitou a oportunidade para parabenizar a instituição e lembrou da luta pelo aumento do orçamento da instituição e disse que é preciso discutir sua autonomia administrativo-financeira. O deputado Carlinhos Bessa (PV) acrescentou que a UEA é o que mais valoroso existe no Amazonas e parabenizou pela qualidade de ensino da instituição.