NOTÍCIAS

Aniversário de 56 anos de fundação da Suframa é comemorado na Assembleia Legislativa

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.mar.2023 16:58h
img
Foto: Ney Xavier

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completou 56 anos de existência no último dia 28 de fevereiro. A autarquia federal, criada em 1967, tem como principal objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região amazônica, por meio do fomento à atividade industrial, comercial e agropecuária.

Para comemorar a data, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial no início da tarde desta quarta-feira (1º), de iniciativa dos deputados Adjuto Afonso (União Brasil) e Wilker Barreto (Cidadania). Na ocasião, a Aleam entregou certificados comemorativos às pessoas que se destacam na autarquia.

Ao longo de sua história, a Suframa tem sido responsável por atrair investimentos de empresas nacionais e estrangeiras para a Amazônia, contribuindo para a geração de emprego e renda na região. Além disso, a autarquia também é fundamental para a preservação ambiental ao incentivar a produção sustentável na região e combater o desmatamento ilegal.

O deputado Wilker Barreto conclamou os presentes para unir esforços em torno da defesa do modelo econômico da Zona Franca, em razão da aproximação da Reforma Tributária, em tramitação no Congresso Nacional. “Quando vejo amazonenses afirmarem que a ZFM já deu o que tinha de dar para o Amazonas, noto que é uma falta de conhecimento absurda. É preciso nivelar o conhecimento aqui na Assembleia, juntar esforços com a Bancada Federal do Amazonas, procurar as demais Casas Legislativas, para falar com os colegas deputados estaduais e mostrar que esse modelo não é um fardo para a República”, defendeu.

“Nosso maior desafio é convencer o Brasil que a ZFM não beneficia apenas o Amazonas, mas o Brasil e o mundo, por conta da preservação da floresta”, acrescentou Barreto.

A Suframa também tem trabalhado na atração de investimentos para outras áreas estratégicas, como o turismo e a biotecnologia. Em 2021, por exemplo, a autarquia lançou um edital para a seleção de projetos inovadores na área de biotecnologia na Amazônia, com o objetivo de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos a partir da biodiversidade da região.

Também autor da Sessão, o deputado Adjuto Afonso destacou alguns números da autarquia. “O faturamento de 2022 cresceu cerca de 13% em relação ao ano anterior, em quase 30 bilhões de dólares. Veja a importância disso para a nossa economia. Reforçamos nosso compromisso para trazer aqui na Aleam o Grupo de Trabalho do Congresso Nacional para debater e, se for necessário, iremos até a Brasília. A Suframa tem que continuar crescendo e gerando emprego e renda para o nosso estado”, defendeu.

Apesar dos avanços, a Suframa enfrenta desafios importantes para garantir a continuidade de seu trabalho. Um dos principais problemas é a falta de recursos financeiros para a execução de projetos e programas. Em 2020, o orçamento da autarquia foi reduzido em 75%, o que impactou diretamente sua capacidade de investimento.

Diante dos desafios, a Suframa mantém sua importância como uma das principais instituições voltadas para o desenvolvimento da região amazônica. Com sua atuação estratégica, a autarquia tem contribuído para a preservação ambiental e para a geração de emprego e renda na região, garantindo um futuro mais próspero para os amazônidas.

Estiveram presentes autoridades federais, estaduais e municipais, além dos deputados Rozenha (PMB) e Abdala Fraxe (Avante), o vice-governador Tadeu de Souza (Avante), o superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira, o secretário municipal da Casa Civil, Rafael Bertazo, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Pauderney Avelino, a chefe do Escritório do Itamarati na Região Norte, Maria Derzi, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento, e o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Hamilton Caminha.