NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza abertura do ano letivo da Escola do Legislativo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

21.fev.2022 15:25h
img
Foto: Danilo Melo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial, nesta segunda-feira (21), para marcar a reabertura do ano letivo da Escola do Legislativo “Senador José Lindoso”. A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), presidente da Comissão de Educação, esteve à frente da solenidade, que contou com as presenças de diversas autoridades ligadas à educação. Todos os palestrantes foram unânimes em salientar a importância social das Escolas do Legislativo no país e o quanto colaboram para capacitação dos servidores públicos e da sociedade em geral.

O pedagogo Milton Carlos Teixeira, que é membro do Conselho de Educação do Amazonas, falou sobre a importância da Educação e sua relação com o desenvolvimento. De acordo com ele, é preciso que a mudança se dê no sujeito para que esse sujeito mude a sociedade, por meio da educação. “A garantia do aperfeiçoamento profissional pela Escola do Legislativo da Aleam é fundamental”, afirmou.

O servidor do Senado Federal e presidente da Associação Brasileira de Escolas de Legislativo (ABEL), Florian Madruga, ministrou  palestra magna com o tema “A importância das Escolas de Governo”. Ele explicou que os motivos para criação dessas escolas estão na Constituição de 1988, que determina a capacitação dos servidores públicos. “Hoje, são 325 Escolas em Câmaras Municipais, 26 Escolas do Legislativo Estadual e no Distrito Federal. Essas escolas têm mudado a realidade do Poder Legislativo e a forma como os parlamentares têm visto a Educação para a Cidadania e talvez o papel mais importante das Escolas seja o fato de termos abertos as portas para os cidadãos brasileiros, principalmente para os jovens”, disse.

A deputada Therezinha Ruiz ressaltou a importância da Escola do Legislativo da Aleam e destacou a atuação, não somente na formação dos servidores, mas também da comunidade. “A Escola procura interagir com a comunidade, levantando as suas necessidades e contribui para o conhecimento e o aperfeiçoamento profissional das pessoas”, explicou.

 

Volta dos cursos

A diretora da Escola do Legislativo, professora Geane Valente, informou que a previsão do início dos cursos é depois do carnaval e adiantou sobre os preparativos finais para a oferta de cursos de Mestrado aos servidores da Assembleia. “Começaremos com o curso de Emendas Parlamentares dirigido aos servidores de Câmaras Municipais e em março anunciaremos a grade dos cursos que serão oferecidos. Nosso lema, este ano, é continuar o bom trabalho que a Escola tem desenvolvido”, finalizou.

Compareceram à solenidade o Desembargador eleitoral Fabrício Frota Marques; a diretora da Escola de Contas Públicas (TCE-AM), Solange Maria Ribeiro; o membro do Conselho de Educação do Amazonas, Milton Carlos Teixeira, a diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manaus, Débora Cavalcante e o diretor do Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis), Leonardo Barbosa, de forma virtual.