NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza primeira votação de 2022

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

09.fev.2022 14:42h
img
Foto: Divulgação Dicom

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quarta-feira (9) a primeira sessão de votação de 2022. Os deputados estaduais analisaram uma pauta extensa, com 25 projetos, sendo 17 aprovados; três rejeitados e cinco itens retirados de pauta.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (PV), que inverteu a pauta e deu início à votação antes do Grande Expediente. Cidade é o autor do Projeto de Lei (PL) nº 464/2021, aprovado por unanimidade, que estabelece medidas de reaproveitamento de óleo vegetal (óleo de cozinha) e seus resíduos, pelos restaurantes, feiras mercados, hotéis e condomínios residenciais. “A intenção é estruturar uma logística reversa, regulamentando o descarte e reaproveitamento desse material e assim resguardar o meio ambiente”, explicou Cidade.

O PL nº 64/2020, de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), também foi aprovado. A propositura dispõe sobre as diretrizes de desenvolvimento global de alunos com dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), e, dentre outros pontos, determina prioridade para que esses estudantes ocupem assentos nas primeiras filas nas salas de aula; tempo adicional para atividades e avaliações e em local diferenciado; e adequar as atividades e avaliações para as especificidades desses alunos.

Outro item de destaque aprovado foi o PL nº 451/2021, da deputada Joana Darc (PL), que institui a Política Estadual de Adoção de Animais Domésticos. A propositura tem o objetivo de incentivar pessoas físicas e/ou jurídicas a doarem serviços (banho, tosa), atendimento veterinário e ração que poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida de animais em situação de abandono e também estimular adoções desses animais. O PL especifica como animais domésticos atendidos pela propositura os cães e gatos.

 

Promulgação

O presidente Roberto Cidade, após a votação, conduziu ainda a promulgação das Leis nº 5.662/2021 e nº 5.728/2022. A primeira altera a Lei nº 3.785/2012 e a segunda institui o sítio eletrônico da Secretaria de Estado Educação e Desporto e o Portal da Transparência das Escolas Públicas Estaduais.