NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas vacina servidores contra a gripe e realiza testes de IST/HIV

Por Diretoria de Comunicação

29.set.2021 14:29h
img
Foto: Dircom

Pensando na saúde dos servidores e seus dependentes, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou, em parceria com a Unidade Básica de Saúde São Francisco, nesta quarta-feira (29), vacinação contra o vírus da gripe H1N1, assim como fez testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV), Hepatite B e C, além de aferição da glicemia e pressão arterial.

A importância de atividade de prevenção e campanhas de vacinação foi destacada pelo presidente da  Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), ao falar sobre a ação realizada na Casa Legislativa. “Por meio da Diretoria de Saúde, a Aleam tem um calendário de ações de conscientização e prevenção contra doenças, incluindo campanhas de vacinação. Afinal, vacinar vai muito além da prevenção individual, é uma ação de saúde coletiva”, salienta.

O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, comemorou a adesão ampla dos servidores da Casa e afirmou que a ação de busca ativa serve para prevenir e detectar doenças em quem se dispôs a realizar os exames. “Periodicamente, realizamos a busca ativa e fazemos um trabalho preventivo e de educação. Queremos chamar atenção das pessoas para cuidar do seu maior patrimônio, que é a saúde. É preciso que as pessoas busquem periodicamente fazer uma avaliação de sua saúde”, resumiu.

O deputado Abdala Fraxe (Podemos) foi um dos que tomou a vacina contra o H1N1 e afirmou serem as vacinas a única saída viável para o combate a doenças, como a Covid-19 e a gripe, entre outras. “Hoje, tomei a vacina H1N1 contra a gripe, que ajuda muito. As vacinas são a salvação do mundo e não entendo a discussão, que ultimamente começou a ser feita, no sentido de negar a credibilidade das vacinas. Espero que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 ou que ainda não tomaram a 2ª dose, que se vacinem e fechem seu ciclo vacinal, pois só assim terão sua imunização completa”, apelou.

A funcionária terceirizada da Aleam, Ione Sampaio, que aferiu sua pressão arterial e glicemia, além de tomar a vacina, disse que a campanha de vacinação é um pacto social que todos devem cumprir. “Achei essa ação da Assembleia maravilhosa, pois vacinas previnem contra doenças, além de nos prevenir de doenças como o colesterol e diabetes, através da aferição que está sendo realizada”, afirmou.

Outubro Rosa e Novembro Azul

A partir do dia 1º de outubro, a Aleam começa as inscrições para que as servidoras e suas dependentes realizem exames de prevenção como Ultrassonografias de Mama, Transvaginal e Tireoide, além do preventivo ginecológico.

Em novembro, é a vez dos servidores e dependentes acima de 40 anos realizarem consultas com o urologista e terão ultrassonografia da próstata, abdome total, PSA e Testoterona total.

Os valores podem ser divididos em duas vezes, com desconto em folha. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone 3183-4504.