NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa homenageia Jalil Fraxe com a concessão da Medalha Ruy Araújo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

25.mar.2022 16:37h
img
Foto: Alberto César Araújo

Em Sessão Especial, na manhã desta sexta-feira (25), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Ruy Araújo ao diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), Jalil Fraxe Campos. A homenagem foi uma iniciativa do deputado João Luiz (Republicanos)

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), destacou a forma como o homenageado vem realizando seu trabalho à frente do Instituto. “Vou quebrar um pouco o protocolo porque quero dizer que Jalil é um jovem que está atuando com muita competência e responsabilidade no Procon-AM, algo que é ressaltado por todos os deputados desta Casa, que reconhecem os serviços prestados por ele à população amazonense”, destacou Cidade.

O deputado João Luiz ressaltou a forma com que o homenageado conduz o Procon-AM. “Quero falar da parceria que o Procon tem com os demais órgãos. Por meio da gestão do diretor-presidente, o Procon mudou. Conseguimos enxergar que não há pirotecnia e, sim, um diálogo e intercâmbio com outros órgãos. O trabalho de orientação, tanto com os consumidores como com os lojistas e industriários é pedagógico, sendo a marca da atuação do senhor Fraxe”, declarou João Luiz.

O deputado Serafim Correa (PSB) falou em nome dos parlamentares da Aleam. “A figura do Jalil é de equilíbrio, do bom senso, da serenidade, da busca de soluções. Na pandemia foi colocado numa prova de fogo. Porque na pandemia tudo ficou mais difícil, mas o Jalil teve a competência e conseguiu criar um ponto de equilíbrio. Quero elogiá-lo. Estou aqui representando que o Plenário e todos os parlamentares o cumprimentam pela sua competência e por ser um orgulho para todos nós”, afirmou o parlamentar.

Em seu discurso, Jalil Fraxe falou sobre as responsabilidades do cargo que ocupa, há quatro anos, e da equipe que o acompanha. “Estou agente do Procon do Amazonas, há quatro anos, onde me dedico a concretizar os direitos da população com a orientação do Estado. Nesse sentido, não parei de trabalhar nenhum minuto, desde que assumi o Procon e não tive medo porque conto com a melhor equipe, que jamais imaginei que encontraria. Meus amigos e amigas do Procon, divido essa medalha com vocês”, declarou.

Durante a Sessão Especial estiveram presentes, além dos familiares de Jalil Fraxe, o Conselheiro e Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Josué Neto, a juíza da 1ª Vara Federal de Manaus, Jaiza Pinto Fraxe, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Raphael Assayag.

Biografia

Advogado e professor da área jurídica, mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), doutorando no mesmo programa. Jalil atua há quatro anos no Procon-AM e operou no auge da pandemia com fiscalizações para atender a população amazonense.

A Medalha

A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual, sendo instituída pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) 1/1981, que depois de aprovado tornou-se a Resolução Legislativa (RL) de nº 105/81. A comenda homenageia indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.