NOTÍCIAS

Começam eleições para Parlamento Jovem 2022 da Assembleia Legislativa

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

11.abr.2022 15:04h
img
Foto: Edmar Perrone

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Gerência de Educação Cidadã, da Escola do Legislativo José Lindolfo, deu início, na última semana, às eleições dos jovens deputados que farão parte da 14ª edição do programa Parlamento Jovem. Neste ano, o Parlamento Jovem será realizado no período de 30 de maio a 10 de junho, com a posse dos eleitos no dia 02 de junho.

O programa Parlamento Jovem foi criado pelo Congresso Nacional, em 2004, e envolve as Assembleias Legislativas de todos os estados brasileiros. No âmbito estadual, foi criado pela Resolução Legislativa nº. 375/05, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Por meio deste programa, que executamos há 14 anos, nossos jovem conhecem o funcionamento do Poder Legislativo estadual e a atuação de um deputado estadual. Eles também descobrem a importância da política e o peso do seu voto para toda a sociedade. É gratificante trabalhar com a educação e com os jovens por meio do Parlamento Jovem”, disse Cassandra Serejo, gerente do setor.

 

Eleições

As eleições servem para escolher os jovens parlamentares e suplentes que farão parte da nova edição. Os alunos fazem parte de escolas da cidade de Manaus, que se inscreveram para participar do programa. Os candidatos são votados e eleitos pelos próprios colegas da escola.

A escola estadual Maria do Céu Vaz D’Oliveira foi a primeira a participar  da eleição, na sexta-feira (8). A seguir foi a escola estadual Milburges Bezerra de Araújo, que escolheu os parlamentares. No total foram mais de 150 alunos participando das eleições nos primeiros dois dias.

Nesta segunda e terça-feira, 11 e 12, participarão das eleições, as escolas estaduais Antônio Maurity e Esnerto Penafort, respectivamente.