NOTÍCIAS

Delegado Péricles comemora publicação da retificação de edital da PCAM

Por Assessoria de Comunicação

14.jun.2022 7:50h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) comemorou, na segunda-feira (13), a publicação feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) da retificação do edital do concurso da Polícia Civil do Amazonas (PCAM) juntamente com a segunda lista de aprovados no certame para os cargos de delegado, escrivão e investigador de polícia. Péricles foi o responsável por encampar a luta pela equiparação proporcional de provas corrigidas com as de perito, para qual o edital já prevê seis vezes a quantidade em relação ao total de vagas. O atendimento à solicitação do parlamentar permitiu que mais provas discursivas fossem corrigidas e uma nova lista de aprovados fosse divulgada hoje.

“Eu luto pelo o que é justo e reconsiderar o número de provas discursivas para  os cargos que pontuei era o que precisava ser feito. Precisamos considerar, ainda, que o número de vagas disponíveis na PCAM atualmente é muito superior ao total disponibilizado pelo concurso. Isso permitirá à segurança pública formar um cadastro reserva que suprirá demandas sem que necessariamente o Governo do Estado tenha que dispender alto investimento para a realização de novo certame. Fico feliz e realmente comemoro o fato de ter atuado efetivamente por essa causa”, disse o deputado estadual.

Para o parlamentar, o tema concurso público na segurança pública precisa ser visto pela população como assunto de interesse de todos por se tratar não apenas do chamamento de profissionais, mas do fortalecimento das Forças de Segurança do Estado. “Nosso efetivo policial é mínimo diante da necessidade que temos hoje de combater a criminalidade e o concurso vem para atuar diretamente sobre essa deficiência. Sendo assim, quando falamos em concurso e lutamos por aprovações, estamos falando de mais segurança para a nossa população”, concluiu.

Péricles tem relação de luta pela realização de concursos desde o início do mandato. Ainda em julho de 2020, ele foi autor de três emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que asseguravam previsão orçamentária para a realização de certames das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. Em outubro do mesmo ano, o deputado assumiu reivindicação contra o prazo de 30 dias de intervalo entre a publicação do edital e a realização do concurso, conseguindo fechar em 60 dias. Nesse período, o deputado também disponibilizou apostilas de estudos para os concurseiros.

 

 

 

 

Marília Pimenta  – 98110-1244