NOTÍCIAS

Delegado Péricles critica utilização de delegacias como presídios no interior do Amazonas

Por Assessoria

17.ago.2021 15:30h
img
Foto: Dircom

O deputado estadual Delegado Péricles criticou a utilização de delegacias de polícia como presídios no interior do estado do Amazonas. De acordo com o parlamentar, a inatividade da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) tem lotado DIPs, oportunizado fugas de presos e, ainda, colocado em risco policiais civis e militares que atuam nesses municípios. Péricles reforçou, ainda, os milhões gastos com empresa para administrar os presídios da capital.

“O problema que enfrentamos nas delegacias do interior é grave. Elas são utilizadas como presídios enquanto sabemos que a estrutura é inadequada para isso. Resultado: vez ou outra vemos fuga de presos. Policiais não estão lá para serem agentes penitenciários. Mas a Secretaria de Administração Penitenciária não tem um planejamento, não toma uma medida para mudar isso. Enquanto isso, se gasta milhões com uma empresa para administrar os presídios na capital. Uma empresa que só muda de nome e sabemos que é do mesmo grupo”, criticou o parlamentar.

Segundo o deputado estadual, o investimento em segurança pública feito pelo Governo Federal é o que tem auxiliado o Amazonas. “É bom sempre trazermos a verdade dos fatos: os recursos utilizados para o aprimoramento da segurança no Amazonas são provenientes do Governo Federal. Seja por meio da entrega de equipamentos, da Base Arpão com recurso de R$15 milhões, além de outros investimentos. Enquanto isso, eu repito: milhões são gastos na capital e não existem olhos para o interior do estado. Precisamos investigar esses gastos. É inadimissível o risco ao qual submete nossos policiais”, concluiu.