NOTÍCIAS

Delegado Péricles trata de energia para comunidades de São Gabriel da Cachoeira

Por Assessoria

30.abr.2021 17:03h
img
Foto: José Zamith

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) esteve com o diretor do departamento de Políticas Sociais e Universalização do Acesso à Energia Elétrica (Ministério de Minas e Energia), Paulo Gonçalves Cerqueira, na tarde desta quinta-feira (29) em Brasília, para tratar sobre a distribuição de energia elétrica no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 862 km de Manaus em linha reta). Péricles esteve em visita às comunidades daquela região na última semana e trouxe dos próprios moradores questões que podem ser solucionadas pelo Governo Federal. O Programa Mais Luz para Amazônia foi tema da reunião.

“Minha agenda em Brasília é para cumprir meu papel como parlamentar, ou seja, como mediador de que questões que dizem respeito à população do Amazonas, neste caso específico sobre os moradores de São Gabriel da Cachoeira. Na última semana eles me elencaram questões referentes à necessidade de grupos geradores, ampliação de rede elétrica, troca de postes, dentre outros fatores. Hoje recebi do senhor Paulo a garantia de que ele acionará tanto o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) quanto a concessionária de energia responsável pela região para que faça levantamento de famílias e planejamento de distribuição de energia efetivo seja executado”, explicou o parlamentar.

Segundo Péricles, a importância do programa federal ´Mais Luz para a Amazônia´ também foi levantada com o representante do Ministério. Assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas e famílias que moram em unidades de conservação serão diretamente beneficiadas com essa iniciativa. “O diretor reforçou ciência sobre a relevância da iniciativa e afirmou que o programa já está em processo de implantação na comunidade lavo do Piranha, em Manacapuru. Seguirei atuante junto ao Governo Federal sobre essa situação. Acredito na efetividade gestão quando se trata de questões relacionadas ao nosso Estado”, concluiu.

Péricles chega à Brasília para dar continuidade às agendas de interesse do Estado menos de uma semana após conceder título de cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nos próximos meses outras importantes tratativas relacionadas aos municípios do Estado devem ser encaminhadas pelo parlamentar.