NOTÍCIAS

Deputada Dra. Mayara destaca conquistas no dia da Instituição do Voto da Mulher no Brasil

Por Assessoria de Comunicação

03.nov.2021 15:38h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Nesta quarta-feira(3), é comemorado o Dia da Instituição do Voto da Mulher no Brasil e para enfatizar esta data especial, a deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas) destacou a importância das mudanças advindas de conquistas que, ao longo dos anos, abriram portas para mulheres na política brasileira, inclusive ela mesma.

“Graças às conquistas iniciadas neste dia, hoje, posso discursar da Tribuna de um Poder Legislativo Estadual e muitas mulheres se sentirem representadas e inspiradas a um dia também conquistarem os seus sonhos dentro da política. ”

De acordo com Mayara, a luta por maior participação feminina na política é travada diariamente e, mesmo a passos lentos, os desafios têm sido vencidos. Embora sejam mais de 50% da população, as mulheres ainda não ocupam muitos espaços na política. Ela lembra que, atualmente, na Assembleia Legislativa do Amazonas, são 4 (quatro) mulheres deputadas, ou seja, 1\6 (um sexto) da composição da Casa e espera que esse número aumente nas próximas legislaturas.“Hoje, segundo o TSE, nós, mulheres, somamos quase 53% do eleitorado brasileiro, mas somos absoluta minoria nos cargos eletivos e esta Casa é um exemplo disso. Embora tenhamos uma participação feminina histórica no número de parlamentares que compõem este Poder Legislativo, ainda assim, somos somente 17% dos membros desta Assembleia. Isso pode mudar, se mais mulheres se disponibilizarem a participar do processo político no nosso estado.”, enfatizou a deputada.

Dra. Mayara é a mulher mais votada na história da política amazonense e isso reforça ainda mais seu pensamento de que o voto pode provocar mudanças importantes que influenciam, diretamente, o futuro de toda uma sociedade. “A participação feminina na política é fundamental para o fortalecimento da democracia em nosso país com maior e mais ampla representatividade popular. ”

A parlamentar ressaltou ainda que a data marca o início da conquista de muitas mulheres em poder participar da vida política da sociedade em que estão inseridas. E reforçou o convite para juventude participar do pleito eleitoral.

“Convoco nossas jovens para participarem das eleições, por meio do voto. O poder da mudança está nas suas mãos e você pode fazer a diferença.”

De acordo com Dra Mayara, a data e o momento devem ser lembrados e celebrados por todos os cidadãos que respeitam e apoiam o Estado Democrático de Direito.