NOTÍCIAS

Deputada Therezinha articula a inclusão da prevenção à violência contra o idoso na escola pública

Por Assessoria

30.jun.2021 15:15h
img
Foto: Ricardo Machado

A proposta de inclusão de palestras e atividades pedagógicas na escola pública, visando a conscientização dos jovens sobre a convivência pacífica com os idosos, respeitando os seus direitos, está sendo articulada pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), que relatou hoje (30), a reunião realizada com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino e o reitor da Funati, Euler Ribeiro, em que trataram do assunto, como iniciativa pioneira.

A sugestão é resultado da roda de conversa, promovida recentemente por Therezinha Ruiz, que reuniu representantes de órgãos públicos e organizações sociais, na discussão de propostas de políticas para os idosos, especialmente, de apoio aos mais necessitados e de prevenção e combate à violência, que as pessoas da terceira idade sofrem.

Como presidente da Comissão da Mulher, do Idoso e da Família, Therezinha Ruiz conversou com o secretário Pauderney Avalino e com o reitor Euler Ribeiro sobre a inclusão do tema, com palestras e atividades on line que orientem os alunos das escolas municipais, nos cuidados necessários para uma convivência respeitosa e pacífica com as pessoas idosas.

A deputada, que também preside a Comissão de Educação da Aleam, ressaltou que a Funati poderá contribuir para levar os conhecimento sobre os direitos e proteção das pessoas da terceira idade, aos alunos da escola pública.

Na avaliação de Therezinha Ruiz, trata-se de um esforço para  conscientizar os jovens, criando uma cultura de respeito aos direitos da pessoa idosa. “Esse trabalho precisa começar com as crianças para que desenvolvam um comportamento respeitoso com seus avós e com os idosos de forma geral”, destacou a parlamentar.

Violência contra o idoso

Levantamentos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) indicam que até maio deste ano, foram registradas 3.568 ocorrências envolvendo violência contra idosos.

De acordo com a SSP-AM, atualmente Manaus tem uma média diária de 23 ocorrências de violência contra população idosa, destacando-se a agressão física, psicológica e financeira,  além do abandono.

A orientação aos idosos e familiares é denunciar qualquer caso suspeito, através do Disque 100, ou pelo 181 disque-denúncia da SSP-AM, ou ainda no telefone da Delegacia do Idoso, no (92) 3214-5800.