NOTÍCIAS

Deputada Therezinha Ruiz debate sobre implantação Casa de Passagem do Idoso em Manaus

Por Assessoria

17.ago.2021 10:26h
img
Foto: Dircom

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso (COMFI) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), esteve reunida, na segunda-feira (16) com a delegada da Especializada em Crimes contra o Idoso, Andréa Nascimento Pereira, a secretária adjunta do Idoso da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Estado do Amazonas (Sejusc), Luciana Andrade, o superintendente adjunto-executivo da Suframa, Paulo Sérgio Oliveira, além de demais servidores das pastas. O objetivo da reunião foi dar prosseguimento às tratativas da cessão de uso de um imóvel da Suframa para que seja transformado na nova delegacia do idoso ou na casa de passagem, que não existe no Estado.

A construção de uma casa de passagem para idoso em Manaus é uma pauta antiga e uma necessidade cada vez maior, dado o aumento da população idosos, como também de casos de violência contra o idoso no Amazonas. “Como estou à frente da Comissão do Idoso, tenho tido muito contato com a delegada, com as pessoas envolvidas na causa e o que mais me surpreendeu foi a quantidade de idosos que sofrem violência e não tem espaço adequado para serem abrigados. A delegacia não tem como abrigar, dar conforto. Então esse imóvel vai ser muito importante,” assegurou a deputada.

Segundo a delegada do Idoso em Manaus, Andrea Nascimento, a demanda tem sido cada vez maior, já que os crimes contra o idoso aumentaram durante a pandemia, o aumento de denúncias foi de 200% e de casos registrados, 30%. “Nossas instalações, hoje, já são pequenas para tantas demandas. Além disso, não temos um abrigo imediato e provisório para idosos em situação de violência ou perdidos. Existe todo um processo para institucionalização e, mesmo nestes casos, só existem 2 abrigos autorizados e nenhum pode mais receber hoje, estão no limite,” destacou a delegada.

O superintendente adjunto da Suframa explicou que o imóvel estava cedido para a Secretaria de Segurança Pública desde 2018, mas a casa se encontra depredada e existe um novo termo de cessão para a SPU, que já demonstrou não ter mais interesse em construir a sede no local.

“Essa autorização poderia ser revogada e se o Governo do Estado assumir a casa, mantendo o espaço, faremos o documento informando que todo o prejuízo causado enquanto estava com a Secretaria de Segurança em 2018, foi sanado,” garantiu Paulo Sérgio.

Ainda na tarde desta segunda, equipes da Suframa, Sejusc, delegada do Idoso e da Comissão do Idoso da Aleam estiveram no local do imóvel para verificar como ele poderia ser melhor aproveitado para atender as políticas públicas voltadas aos idosos.