NOTÍCIAS

Deputado Adjuto Afonso faz retrospectiva da luta pela subvenção da piaçava anunciada em Barcelos  

Por Assessoria de Comunicação

24.fev.2022 10:48h
img
Foto: Ney Xavier

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), destacou a visita do governador Wilson Lima (PSC) na quarta- feira (23), ao município de Barcelos (ditante a 399 quilômetros de Manaus), que, na oportunidade, realizou a entrega de fomentos ao setor primário do município, que beneficiará mais de 2,5 mil famílias. Outra ação foi o anuncio do pagamento da subvenção da piaçava a extrativistas da região do Alto Rio Negro, bandeira de luta do deputado Adjuto desde 2010, que relembrou a luta.

“Com o pagamento da subvenção será garantido o fortalecimento do arranjo produtivo, incentivo a organização política e social dos extrativistas, suas associações e cooperativistas”, comemorou o deputado.

Inserido no plano de apoio aos produtores de fibras, o pagamento da subvenção foi de R$ 486 mil, conforme o Executivo, e beneficiará 161 trabalhadores ligados à Cooperativa dos Piaçabeiros do Médio e Alto Rio Negro (Coopiacamarin). Ainda nesse segmento, foi autorizado a doação de 100 máquinas de fazer vassoura a piaçabeiros da calha do Rio Negro e de 1,5 mil itens da agricultura familiar.

Adjuto Afonso relembra que foi o autor da Indicação ao governo do estado em 2010, que garantiu a inclusão dos produtores extrativistas de piaçava do Estado do Amazonas, como beneficiários da Lei nº 2.611/2000, regulamentada pelo Decreto nº 23.636/2003.

“Muitas vezes os trabalhadores ficavam impedidos de exercerem suas atividades no período de dezembro e fevereiro, em virtude da vazante, dificultando seus sustentos e de suas famílias e com a subvenção, eles têm a garantia de compra de seus produtos”, explicou Adjuto.

Em 2014, o parlamentar reuniu com associados da Cooperativa da Piaçava, presidida, à época, pela dona Inalda Teixeira, representando centenas de trabalhadores da região, que há 32 anos lutavam pelo reconhecimento da atividade.

Em 2019, já atuando como presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Adjuto Afonso participou de uma reunião na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com as partes interessadas em alavancar o setor.

“Foi a segunda reunião, com vários órgãos do governo, tentando criar oportunidades para os piaçabeiros da região do Rio Negro. Eram mais de 800 famílias dependendo dessa fibra.O setor estava totalmente desorganizado, houve intervenção do Ministério do Trabalho, na época, porque foi detectado que lá estava acontecendo trabalho escravo, e agora, o governo chamou pra si essa regulamentação.”, relatou o deputado Adjuto.

O parlamentar explicou que a Lei 4.366, 2016, institui o Programa de Regionalização de Aquisição de Produtos Oriundos de Fibras Naturais Vegetais do Estado do Amazonas, mas que o setor precisava ser reorganizado para atuar e fomentar a atividade. “Percebi na reunião que o governo estava interessado em regularizar o setor, para que continuasse gerando emprego e renda naquela região”, disse o deputado.

Ainda em 2019, o deputado Adjuto Afonso foi procurado por um grupo de vereadores de Barcelos para tratar sobre os entraves do setor da piaçava. O deputado articulou e acompanhou o grupo em uma reunião na Sema, iniciando as discussões para reorganizar o segmento, visando, inclusive, a subvenção aos trabalhadores.