NOTÍCIAS

Deputado Carlinhos Bessa solicita ampliação do Programa Ilumina + Amazonas para o Médio Solimões

Por Emerson Benevides

15.abr.2025 13:53h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) se pronunciou nesta terça-feira (15/4) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reforçando seu pedido de ampliação do Programa Ilumina + Amazonas para os municípios da calha do Médio Solimões. A solicitação foi formalizada por meio do Requerimento nº 1301/2025, encaminhado à Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Em seu discurso, o parlamentar destacou a importância da iniciativa para aumentar a segurança nas cidades do interior do estado. “Esse é um programa interessante que o governador Wilson Lima colocou em prática no nosso estado para que possa trazer mais segurança ao nosso interior, onde muitos bairros não possuem iluminação ou os que já possuem são de baixa qualidade”, afirmou.

Carlinhos Bessa também ressaltou os benefícios econômicos e ambientais proporcionados pela substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de LED. “Além disso, existe a questão de que iluminar os bairros trará mais segurança em virtude dos atos criminosos, inibindo tais práticas; além de uma economia de energia, por se tratar de iluminação de LED”, pontuou.

O deputado reforçou seu compromisso com as cidades do Médio Solimões e fez um apelo direto ao Governo do Estado para que a iniciativa seja estendida à região. “Esse é um requerimento de um deputado que é do Médio Solimões e peço ao governador que atenda a mais essa solicitação. E que os municípios que já foram atendidos tenham o programa estendido, pois sei do compromisso do governador com o interior do Amazonas”, concluiu o parlamentar.

Sobre o programa

O Programa Ilumina + Amazonas foi criado em 2022 pelo Governo do Estado com o objetivo de modernizar a iluminação pública nos municípios do interior, substituindo luminárias de vapor de sódio, mercúrio ou mistas por tecnologia LED. A expectativa é que essa modernização gere uma economia de até 60% no consumo de energia, além de maior durabilidade e menor impacto ambiental.

Skip to content