NOTÍCIAS

Deputado Delegado Péricles apresenta PL que defende porte de arma para atiradores esportivos

Por Assessoria de Comunicação

09.fev.2022 15:44h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Delegado Péricles protocolizou, na manhã desta quarta-feira (9), Projeto de Lei que reconhece a necessidade de porte de arma ao atirador esportivo do Amazonas. O PL nº 44/2022 foi proposto, segundo o parlamentar, para assegurar aos desportistas o direito e efetiva possibilidade de defesa em caso de abordagem por criminosos.

“É preciso que atentemos para ponto crucial que reforça a necessidade do Projeto proposto: os atiradores esportivos transportam o que é de interesse direto de criminosos: armas e munição. Assegurar a eles o porte de armas é garantir a quem de fato já é habilitado para ter uma arma, direito à defesa em caso de abordagem criminosa, seja em trânsito ou na própria casa”, justificou o deputado.

Péricles esclarece, ainda, ter ciência da existência de Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que já levanta esse direito. No entanto, reforça a necessidade de fortalecimento para maior efetividade nos estados dessa garantia, muitas vezes questionada por outros Poderes. Péricles aproveitou, ainda, para citar a importância da capacidade técnica e psicológica, que os inclui no artigo da Lei Federal n.10.826 de 2003.

“Antes de quaisquer posturas contrárias, precisamos esclarecer que um CAC (atirador desportivo) passa por inúmeros crivos – laudo de capacidade técnica e laudo psicológico emitido por instrutor de tiro e psicólogo credenciado pela Polícia Federal, dentre outros – até que de fato tenha direito a credencial de atirador. O Projeto vem para garantir efetivamente a ele, no Amazonas, o direito de se defender diante das inúmeras situações que possam surgir”, concluiu.