NOTÍCIAS

Deputado Dermilson Chagas afirma que Amazonas precisa adotar energia limpa e renovável

Por Assessoria

01.out.2021 21:26h
img
Foto: Márcio Gleyson

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) defendeu, durante a sua palestra no 11° Fórum GD – Região Norte, que o Amazonas tem de adotar fontes de energia renováveis para solucionar o problema crônico de falta de energia elétrica nos municípios do interior. Durante o seu discurso, Dermilson Chagas destacou que a adoção de novas tecnologias na área de geração de energia é necessária no Amazonas porque o problema de falta de energia no interior impede o desenvolvimento de áreas estratégicas da economia do Estado.

“Já é tempo do Amazonas adotar novas tecnologias e utilizar uma nova matriz energética porque esse atraso no desenvolvimento do interior do Estado, que vive no escuro há décadas, emperra qualquer iniciativa empresarial e industrial que poderiam impulsionar a economia do nosso estado. Além disso, a população vive no desconforto porque não tem geração de energia 24h e, por isso, não pode usar ventilador, ar-condicionado, geladeira, freezer etc.”, afirmou Dermilson Chagas.

O parlamentar participou, na última quarta-feira (29/9), como palestrante convidado do evento que aconteceu de forma híbrida até esta quinta-feira (30/09). As atividades presenciais ocorreram no Salão Amazonas do Novotel, na avenida Mandii, 4, Distrito Industrial I, zona centro-sul de Manaus. O 11º Fórum GD — Região Norte reuniu empresas, institutos e órgãos para discutir os principais desafios e oportunidades para o setor de Energia Solar Fotovoltaica e GD Fontes Renováveis.

Geração Distribuída é o termo dado à energia elétrica gerada no local de consumo ou próximo a ele, sendo válida para diversas fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica e hídrica, trazendo inúmeros benefícios aos consumidores. Para o parlamentar, a geração distribuída, por ser uma alternativa de energia limpa, é um caminho que o Amazonas pode seguir para a resolução do problema da falta de investimento na geração e distribuição de energia elétrica para os 61 municípios do interior, que sofrem os efeitos negativos dessa carência em diversas áreas, dentre elas a educação, a agricultura, a saúde etc.

“Temos regiões muito distantes, sem energia. Já em outras existe o serviço de geração e distribuição de luz, mas sem a qualidade devida. Por essa razão, o Amazonas certamente está aberto para essa nova empreitada”, comentou o deputado.

Segundo os organizadores do evento, o Grupo FRG Mídias & Eventos e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Manaus foi escolhida para sediar essa edição de um dos maiores fóruns regionais de energias renováveis do país com o propósito de debater os desafios e oportunidades do setor para a região norte, a qual nem sempre recebe eventos desse porte, mas conta com um grande potencial para a geração de energia limpa.

De acordo com o diretor-executivo da Aevo Solar, Carlos Café, o Fórum GD — Região Norte veio para abrir novas oportunidades comerciais para uma região ainda pouco valorizada pelo grande potencial que possui. “O mercado da GD no Norte ainda é o menor do país, menos desenvolvido, mas ele tem algumas peculiaridades. A região possui abertura para novas tecnologias, além da geração distribuída tradicional, incluindo as microrredes, sendo um novo negócio muito vigoroso no país, tem também o mercado de baterias, cujo possui um grande potencial na região norte”, destacou.

O evento apresentou diversos temas, dentre eles cadeia produtiva do setor GD, categorias e opções de geração de energia elétrica para GD, novas tecnologias disponíveis no mercado, armazenamento de energia, cases de sucesso na Região Norte e projetos sociais no setor.