NOTÍCIAS

Deputado Dermilson Chagas denuncia interrupção das cirurgias de cateterismo para pacientes infantis

Por Assessoria

14.jul.2021 16:05h
img
Foto: Márcio Gleyson

Na manhã desta quarta-feira (14), na tribuna do plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Dermilson Chagas (sem partido) denunciou que o Governo do Amazonas interrompeu a realização de cirurgias de cateterismo para pacientes infantis no Hospital Francisca Mendes por falta de materiais. O parlamentar enfatizou que, devido a essa interrupção, crianças amazonenses estão na iminência de falecer.

“O hospital interrompeu as cirurgias para as crianças, e nós estamos nos perguntando: ‘Cadê o dinheiro?'”, questionou o deputado, enfatizando que a unidade hospitalar estava em processo de transformar-se em fundação, mas a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) deu um parecer contrário. “O parecer foi contrário devido a Sefaz não concordar com os cargos e a maneira que eles queriam mudar. E o Governo do Estado, que é quem tem a responsabilidade pela administração do hospital, não fornece o material para que essas crianças tenham as suas cirurgias realizadas e, assim, salvar as suas vidas”, afirmou o deputado Dermilson Chagas.

Dermilson Chagas destacou que não estão faltando recursos financeiros nos cofres do Governo do Amazonas, que tem, desde 2019, alcançado cifras superavitárias na receita tributária. “Está morrendo gente e não é por falta de dinheiro, é por falta de responsabilidade. Eu espero que o secretário de Saúde que acaba de assumir, Anoar Samad, tenha um planejamento e uma coordenação e que saiba o que está acontecendo no Hospital Francisca Mendes, porque isso já é gestão dele”, comentou o parlamentar.

O Hospital Francisca Mendes é uma unidade referenciada pelo SUS como Centro de Referência da Alta Complexidade em cirurgias cardiovasculares, em cardiologia intervencionista, em cirurgia vascular de alta complexidade, endovascular e elotrofisiologia. O hospital também está inserido na rede de atendimento da alta complexidade do SUS da região Norte.