NOTÍCIAS

Deputado Dermilson Chagas homenageia pescadores e destaca benefícios para a categoria

Por Assessoria de Comunicação

30.jun.2022 10:47h
img
Foto: Márcio James

O deputado Dermilson Chagas (Republicanos) realizou uma homenagem, nesta quarta-feira (29/6), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a todos os pescadores do estado pela passagem do Dia do Pescador, celebrado hoje em todo o Brasil. Na ocasião, o parlamentar, que é um defensor do setor primário, com destaque especial ao segmento da pesca, lembrou que os últimos anos foram de muito trabalho de articulação na esfera federal, em busca de recursos em ministérios para beneficiar os pescadores do Amazonas.

“De 2020 a 2022, apesar dos problemas causados pela pandemia, nós tivemos muitas vitórias, pois conseguimos inúmeras conquistas, por meio de articulações feitas por mim, pelo deputado federal Silas Câmara (Republicanos) e pelos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), diversos benefícios para os pescadores do Amazonas de uma forma em geral, porque, além dos pescadores, também foram beneficiadas as entidades, que receberam internet de qualidade. Conseguimos mais de 100 mil cestas básicas para os pescadores, que foram entregues durante o período crítico da pandemia, quando eles estavam passando fome e quando eles não podiam sair de casa. Conseguimos também mais de 10 milhões de reais com o Programa de Aquisição de Alimentos. Além disso, houve as emendas, que conseguimos de diversas formas, para poder ser implementada uma qualidade de atendimento nos serviços disponibilizados aos nossos pescadores. Também conseguimos terminais pesqueiros para serem instalados em vários municípios, sendo que dois já vão ser instalados em Manacapuru e Itacoatiara. Esses terminais vão dar uma sustentação para a comercialização e impulsionar a economia desse segmento. Conseguimos ainda mais de 25 milhões para os pescadores que vão ajudar nossos pescadores, que já estão com as lideranças de vários municípios”, explicou o deputado Dermilson Chagas.

Outra conquista destacada pelo deputado Dermilson Chagas foi a implementação do INSS Digital, de iniciativa do deputado Silas Câmara. Por meio desse sistema, os pescadores podem receber Seguro-Defeso, Auxílio-Maternidade, Auxílio-Doença e Aposentadoria.

 

Histórico da data

O dia 29 de junho é considerado como o Dia dos Pescadores em homenagem a São Pedro, o apóstolo pescador, que, por essa razão, se tornou o padroeiro dos pescadores. Para esses trabalhadores, o santo representa proteção e garantia de boa pescaria. A data também é consagrada a São Paulo, que, no dia 29 de junho, foi martirizado juntamente com São Pedro, que, após a sua morte se tornou mais popular, sendo lembrado nas festas juninas, além de ser considerado o primeiro Papa.

 

 

 

COORDENAÇÃO DA COMUNICAÇÃO: GUILHERME GIL E KELRIANE COSTA