NOTÍCIAS

Deputado Tony Medeiros e Amazonastur buscam regulamentar pesca esportiva no Amazonas

Por Assessoria

10.ago.2021 10:49h
img
Foto: Dircom

O deputado estadual Tony Medeiros (PSD) esteve reunido, na segunda-feira (9), com o Grupo de Trabalho da Pesca Esportiva e o presidente da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo no Amazonas), Sérgio Litaiff para tratar sobre a regulamentação da pesca esportiva no Estado. O setor movimenta cerca de R$ 400 milhões por ano, segundo Litaiff.

O GT foi constituído pela Amazonastur, a pedido de Medeiros, para tratar sobre as medidas necessárias à regulamentação; conservação da espécie do tucunaré para a prática desta atividade econômica; e o zoneamento de áreas prioritárias.

“É um setor que movimenta milhões no turismo do Amazonas, principalmente gerando emprego nos municípios do interior do Estado. E a melhor parte, de forma sustentável e sem prejudicar a natureza”, afirmou Tony Medeiros.

Para Litaiff, a regulamentação é viável e necessária para fortalecer a pesca esportiva que é “um dos grandes potenciais deste nicho do turismo no Amazonas”. “Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro são as capitais internacionais da pesca então é muito importante criar a conscientização e a regulamentação do tucunaré, porque vale muito mais um tucunaré na foto e devolvido ao rio, gera mais emprego e renda para o interior do Estado e para as comunidades ribeirinhas” disse.

Também participaram da reunião o presidente da Federação Amazonense da Pesca Esportiva (Feampe), Carlos Serfaty; o presidente  da Comissão de Turismo da OAB Amazonas, Caio Kanawati; o presidente do Conselho Administrativo da Amazonastur, Leonardo Leão, além de outros representantes do setor.