NOTÍCIAS

Deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas incentivam vacinação contra Covid-19

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

13.jan.2022 14:08h
img
Foto: Divulgação Dicom

Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Alem) estão reforçando, junto à população, a importância da vacinação contra a Covid-19 e, em especial, a necessidade de se completar o ciclo vacinal. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apenas na última quarta-feira (12), o Amazonas registrou 1.659 novos casos de Covid-19, sendo o maior número de registros em apenas um dia desde o dia 30 de março de 2021.

Mesmo com as Sessões Plenárias suspensas devido ao recesso parlamentar, os deputados têm se empenhado em ajudar a população a enfrentar a nova onda de alta de casos da doença no Estado; e tem usado suas redes sociais e outros meios de comunicação para reforçar a necessidade de buscar o imunizante.

“Sabemos que para quem completou seu ciclo vacinal a possibilidade de evolução para um quadro mais grave é muito difícil”, destacou o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), em recente entrevista. O presidente tem acompanhado junto ao Governo Estadual as medidas tomadas para conter a propagação da Covid-19 e destaca o reforço nos protocolos de biossegurança e vacinação. “Mais do que nunca é importante que todos tomem as duas doses da vacina, e, quem já puder, tome a dose de reforço também”, convoca o presidente da Casa Legislativa.

Os deputados Dr. Gomes (PSC) e Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), que são médicos, também têm usado as redes sociais para estimular os amazonenses a buscarem a vacina. Dr. Gomes compartilhou com seus seguidores foto recebendo a terceira dose do imunizante, e destacando que, apesar do grande número de infectados, o registro de óbitos está mínimo. Já a deputada Mayara Pinheiro informa sobre os diferentes tipos de teste para detecção da doença e sobre locais de postos de vacinação para os amazonenses.

O deputado Sinésio Campos (PT) divulgou seu apoio à vacinação e postou fotos do momento que recebeu sua dose de reforço.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), até esta quinta-feira (13), 126.839 pessoas ainda não haviam recebido nem a primeira dose da vacina, e 238.555 não voltaram para completar o esquema vacinal com a segunda dose. Quando olhamos para os números estaduais, é verificado que 600.741 amazonenses não tomaram a primeira dose e 663.329 não tem a segunda dose.

Buscando motivar a população, os deputados Abdala Fraxe (Podemos), Belarmino Lins (Progressistas), Carlinhos Bessa (PV), Fausto Jr. (MDB), Tony Medeiros (PSD), Nejmi Aziz (PSD) e Therezinha Ruiz (PSDB) estão massificando as informações sobre os postos de vacinação, inclusive os localizados em grandes supermercados de Manaus, cuja campanha de vacinação começa nesta quinta-feira (13), no horário das 9h às 20h.

O deputado Saullo Vianna (PTB) usou suas redes sociais para divulgar também o Centro Municipal de Testagem para Covid-19, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). O local iniciou atendimento no dia 12 de janeiro, no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul da capital, e irá oferecer, gratuitamente, teste rápido de antígeno de segunda a sábado, no período de 9h as 21h.

A relevância do imunizante é ressaltada ainda pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), que tem divulgado anotações do médico sanitarista Daniel Soranz, atual secretário municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Segundo Soranz, a taxa de mortalidade por Covid-19 em idosos não vacinados é de 19,5/100.000, porém esse índice cai para 1,3/100.00 no grupo de vacinados com dose de reforço. Dentre a população com idade de 12 a 59 anos, com esquema vacinal completo, não foram registrados óbitos pela doença. Esses números foram registrados entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. “Isso mostra a importância da vacina, e que esta é uma das mais importantes aliadas para que possamos vencer essa pandemia”, afirma Corrêa.