PERFIL

DA DEPUTADA

Joana Darc

Joana Darc Cordeiro de Lima é amazonense, mãe, casada, servidora pública concursada da Procuradoria Geral de Manaus (PGM) e bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Manaus). Atualmente, é acadêmica no Curso de Medicina Veterinária no Centro Universitário Fametro, e declarada, desde sua infância, apaixonada pela causa dos animais.

Na adolescência, abraçou a causa da proteção animal, tornando-se voluntária de um grupo intitulado COMPAIXÃO ANIMAL, em 2010, onde deu seus primeiros passos na luta em defesa da fauna. No ano seguinte, Joana fundou a ONG PATA – Proteção, Adoção e Tratamento Animal, e, somente depois disso, percebeu que os avanços para a causa estavam diretamente ligados às políticas públicas.

Defendendo essa bandeira, em 2016, ela foi eleita pela primeira vez para um cargo no Poder Legislativo, na posição de vereadora do município de Manaus pelo Partido da República (PR), com 3.261 votos, entrando como última e menos votada no pleito daquele ano.

Em 2018, após dois anos de mandato como vereadora, visando ampliar as leis para os animais no Amazonas, Joana decidiu ser representante popular do Estado, concorrendo uma vaga no cargo de Deputada Estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelo PR, vencendo a disputa e se tornando a mulher mais votada, com 25.707 votos, só na capital, totalizando 26.816 no Amazonas inteiro, ficando em 12º lugar na disputa geral.

Em 2022, foi reeleita deputada estadual do Amazonas pelo partido União Brasil. Ao fim da apuração, ela recebeu 87.182 votos (4,42% dos votos válidos), sendo a 2ª candidata com maior número de votos do Amazonas, a primeira mais votada na capital Manaus, e a mulher mais votada na história do Estado.

Joana é a primeira parlamentar eleita no Amazonas a levantar a bandeira do direito dos animais, que é um dos principais pilares de seu trabalho na política. Como deputada estadual, fez a indicação da criação e construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Norte do Brasil, junto ao Poder Executivo, obra esta que está em construção desde 2022.

Foi responsável por idealizações pioneiras através de seu primeiro mandato de deputada estadual, como a criação do Castramóvel, unidade móvel que se desloca por bairros da Capital e do interior do Estado, promovendo castrações solidárias, em massa, para a sociedade. Projeto este que alcançou a marca de 10 mil castrações de animais no último ano, no Amazonas. Além disso, a parlamentar defende a criação do primeiro Castramóvel Fluvial do Mundo.

Não se limitando somente à causa animal, no seu primeiro mandato, Joana também defendeu a causa da Pessoa com Deficiência (PCD), dos idosos, da população LGBTQIAP+, e da mulher amazonense.

Após a descoberta de uma gravidez atípica, com a chegada do pequeno Joaquim, que nasceu com uma alteração genética causada pela presença do cromossomo 21 extra, chamado de cromossomo do amor, Joana intensificou seus trabalhos pela causa PCD. À exemplo disso, o Amazonas possui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), fruto do requerimento n°4456/2020, de autoria da deputada.

Joana é a primeira deputada no Amazonas, a usufruir do direito à licença maternidade de 120 dias. A deputada, inclusive, foi quem propôs a regulamentação do benefício na Aleam, pois o regimento interno da Casa não especificava as diretrizes sobre o assunto.

Por meio de solicitação ao Poder Executivo, através do requerimento nº 3.068 /2021, Joana Darc entregou aos idosos da capital o “Ônibus do Idoso”. Trata-se de um serviço itinerante que presta atendimentos psicossociais gratuitos e orientações sobre os direitos dos idosos para grupos da terceira idade da capital e Região Metropolitana de Manaus. Por essa e tantas outras demandas a favor da causa da pessoa idosa, em 2022, Joana foi agraciada com o título “Amiga do Idoso”.

Logo no inicio do seu primeiro mandato, Joana Darc, por meio do Projeto de Lei 81/2019, instituiu a Caminhada em Combate à Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTFOBIA, no Estado do Amazonas, com o objetivo de combater a discriminação, promover e defender os direitos da causa LGBTQIAP+, causa esta a qual Joana foi escolhida para ser madrinha da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ 2022.

Sendo a parlamentar mais produtiva da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante todo o seu mandato, Joana Darc protocolou vários requerimentos e criou inúmeros projetos para a valorização e proteção da pessoa idosa, do PCD e, principalmente, da causa de proteção dos animais.

Foi eleita presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção Animal e Desenvolvimento Sustentável (CPAIP) da Aleam e, em 2019, foi escolhida pelo atual Governador, Wilson Miranda Lima, para assumir a liderança do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas, sendo a primeira Deputada mulher, a assumir o cargo, na História da Casa Legislativa.

Joana Darc dos Santos Cordeiros

Manaus (AM)

03/08

deputada.joanadarc@aleam.gov.br

(92) 3183-4383

  • Notícias
  • Proposições
  • Projetos
  • Comissões
  • Agenda
Joana Darc Comissão de Proteção dos Animais
03.02.23 12:26h
Joana Darc segue na presidência da Comissão de Proteção dos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Aleam
A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) segue na condução da Comissão de Proteção dos Animais, que agora se une à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A reunião que definiu a composição das Comissões Permanentes do Poder Legislativo ocorreu na quinta-feira (2), na Aleam. “Acredito que minha permanência na presidência da Comissão de Proteção dos Animais é um reconhecimento do trabalho que desenvolvo com os animais, não apenas ao longo na minha vida política, e como a primeira e única deputada que levantou a bandeira da causa animal, mas também pela conexão e amor que tenho, desde criança com os animais”, comemorou Joana Darc. Quanto às novas composições que se uniram à Comissão de Proteção dos Animais, Joana destacou que as ações serão realizadas em conjunto com as comunidades. "Estou muito feliz, pois a nossa Comissão técnica de luta, que eu já presidia, vai se somar à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. É uma pauta muito importante a qual eu também me identifico, porque diz respeito à proteção e preservação de nossas florestas, nossas matas, nossos rios e dos animais. Para isso, estarei nas ruas, perto das pessoas, verificando os problemas e propondo soluções”, disse Joana Darc.   Pessoas com Deficiência A parlamentar também passou a compor, como vice-presidente, a Comissão de Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Promoção Social. Segundo ela, a escolha foi baseada na sua experiência como mãe de uma criança com Síndrome de Down. “Como mãe de uma criança com deficiência, que vive e conhece as dificuldades que as famílias passam com seus filhos, vou continuar usando minha experiência na maternidade para lutar por essas famílias e poder criar políticas públicas para essa população”, ponderou Joana Darc.   Saiba Mais As Comissão Técnica são órgãos temáticos com o objetivo de debater, apreciar e votar pareceres dos Projetos de Lei (PL), relacionados a seus respectivos temas, antes da votação no Plenário da Assembleia Legislativa (Aleam). Podem ser Permanentes ou Temporárias (que se extinguem quando atendido o fim da que se destinam). Atualmente são 24 Comissões Técnicas Permanentes e 1 atípica, Comissão de Ética. Cada Comissão atua dentro de sua temática, e é formada por 5 parlamentares, sendo um presidente, um vice-presidente, 3 deputados titulares e 3 suplentes. As Comissões atuam durante os 4 anos do mandato, sendo sua composição renovada a cada dois anos. Quando um PL é apresentado, é encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que avaliará sua constitucionalidade e, em caso de aprovação, esse projeto é destinado às demais Comissões Técnicas, que são definidas em razão do tema tratado na propositura.
Ler mais
05 Dep. Joana Darc prestigia leitura da Mensagem Governamental na Aleam
02.02.23 15:37h
Joana Darc prestigia leitura da Mensagem Governamental na Aleam
A deputada Joana Darc (União Brasil), participou da Sessão de abertura dos trabalhos da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada nesta quinta-feira (2), no Plenário Ruy Araújo. A solenidade foi marcada pela leitura da Mensagem Governamental, pelo governador Wilson Lima (União Brasil), que prestou contas das ações do Executivo referentes ao mandato 2019-2022 e perspectivas futuras para gestão 2023-2026. Joana Darc que está no seu segundo mandato, disse estar confiante e focada em ajudar e fiscalizar os projetos desenvolvidos em favor da população. “A gente espera uma ampliação dos programas de combate à fome, como o Auxílio Estadual para as famílias em situação de vulnerabilidade, assim como a entrega de obras importantes, como o nosso Hospital Público Veterinário que já está com as obras em fase de conclusão. Que a gente possa, unidos, e de forma harmônica, criticar e sugerir quando for necessário, auxiliar e dar o suporte que o Governo precisa para que possa administrar bem o nosso Estado”, explicou Joana Darc. Este ano, a parlamentar, que na condição de integrante da Mesa Diretora, no cargo de 2ª secretária, terá uma agenda intensa e com mais responsabilidade, reafirma o compromisso de continuar lutando por um Amazonas melhor. “Neste novo mandato, alinhada ainda mais com o Governo do Estado, continuaremos trabalhando firmemente as políticas de base, defendendo as mulheres, as crianças e adolescentes, as Pessoas Com Deficiência, os Idosos e os animais”, afirmou Joana Darc.   Cidadão Amazonense Na ocasião, o Legislativo também concedeu o Título de Cidadão Amazonense ao governador Wilson Lima, pela relevante condução no Executivo Estadual. Joana Darc, que fez parte dessa propositura, parabenizou e agradeceu ao governador, pela execução dos trabalhos no Governo do Amazonas. “Muito louvável e justo conceder o Título de Cidadão do Amazonas ao nosso governador Wilson Lima, que por duas vezes foi o governador mais bem votado da história do Amazonas e que tem o reconhecimento da maioria da população. Parabéns por ser agora, o nosso caboquinho”, frisou Joana Darc.   Gratidão Na oportunidade, a parlamentar também agradeceu a parceria que recebeu durante o primeiro mandato como deputada estadual e na campanha do pleito em 2022. “Me sinto muito honrada em fazer parte dessa trajetória em seu governo. Tenho muito orgulho de ter sua parceria, sua amizade e sua liderança, que sempre nos ensina a enfrentarmos os desafios com muita persistência, resistência e resiliência. Sou eternamente grata pela sua ajuda a conduzir um mandato com muita força e ter me tornado a deputada mais votada da história do Amazonas.   Mensagem Governamental A leitura da Mensagem anual do governador, na abertura do ano legislativo, é estabelecida pelo artigo 54 da Constituição Estadual, no seu item XIII, que especifica atribuições do chefe do Poder Executivo no Estado. A Lei cita ainda que, na ocasião, o governador deve remeter o seu plano de Governo, expor a situação do Estado e solicitar providências que julgar necessárias. Na mensagem deste ano, Wilson Lima, deu exemplos de leis que foram aprovadas durante sua gestão, que possibilitaram a redução de impostos da malha aérea do estado do Amazonas e a criação do Auxílio Estadual permanente. Lima também, destacou que as prioridades do governo serão voltadas para  as áreas social e de geração de emprego e renda, e que conta com o apoio do legislativo estadual para a execução desses projetos nos próximos quatro anos. “Este ano, iremos estar priorizando para a área social, duas principais bandeiras, o Auxílio Estadual e a entrega de mais restaurantes populares do Programa Prato Cheio; já na geração de emprego e renda, entraremos fortes na defesa da Zona Franca de Manaus e a diversificação das atividades econômicas, como bioeconomia, concessões florestais e turismo.
Ler mais
06 Dep. Joana Darc é empossada para segundo mandato na Assembleia do Amazonas scaled
01.02.23 14:17h
Joana Darc é empossada para segundo mandato na Assembleia do Amazonas
Eleita a mulher mais votada da história do Amazonas, com 87.182 votos, nas eleições de 2022, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) foi empossada nesta quarta - feira (1), para o seu segundo mandato, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante cerimônia realizada no Plenário Ruy Araújo. Para o início da 20ª Legislatura, Joana Darc foi acompanhada da família e da cadelinha resgatada Branquinha, que foi a mascote da campanha de Joana e é símbolo da causa animal, defendida pela parlamentar.   Mesa Diretor Na mesma solenidade, Joana Darc foi eleita a segunda secretária da nova composição da Mesa Diretora do Poder Legislativo junto com o presidente reeleito, deputado Roberto Cidade (União Brasil), e demais membros.   Sobre o cargo Como segunda  secretária, além de integrar a Comissão Executiva, Joana Darc substituirá os vice-presidentes em suas ausências ou impedimentos, auxiliará o presidente nos trabalhos da sessão, no controle da presença dos deputados, na inscrição para debates, na leitura de projetos. Joana destaca a alegria de poder representar, os animais e a população Amazonense, por mais quatro anos. “É uma alegria fazer parte de uma sociedade que deseja um futuro digno, de ser  a voz dos animais, das pessoas indefesas e menos favorecidas. Irei honrar cada voto, erguendo minha voz para todas as causas que forem necessárias para melhorar a vida da população e para fazer um Amazonas melhor”, declarou. A sessão foi presidida pelo decano do parlamento, deputado Adjuto Afonso (União Brasil), em conformidade  ao Art. 4º, Parágrafo único, do Regimento Interno, da Aleam.   Sobre Joana Darc Natural de Manaus, Joana Darc Cordeiro de Lima, mais conhecida como protetora dos animais, tem como sua principal bandeira de luta a causa dos animais, mas também tem sua trajetória marcada pela causa das mulheres, das crianças e dos adolescentes, das Pessoas com Deficiência, e dos Idosos. Foi eleita pela primeira vez em 2016 para o cargo de vereadora de Manaus, e em 2018 participou das eleições estaduais no Amazonas para o cargo de Deputada Estadual, sendo a mulher mais votada com 25.707 votos só na capital, totalizando 26.816 no Amazonas inteiro. Como parlamentar que defende a representatividade feminina na política, Joana Darc comemora, também, a eleição de 2 mulheres para a Mesa Diretora. “Mesmo que ainda discreto já é um avanço na nossa política, comparando com centenas de anos atrás, quando as mulheres não podiam votar, nem se candidatar. Num universo de 10 cadeiras na mesa, somos 2 mulheres, o que representa apenas 20%. A representatividade feminina na política é essencial porque nos dá mais força para defendermos a pauta das mulheres. Estou muito feliz em dividir essa responsabilidade com a colega Alessandra”, disse.   Sobre a Branquinha Resgatada pela deputada Joana Darc, no ano de 2021, ela foi abandonada com outros animais em uma casa, no bairro Lírio do Vale, Zona Oeste de Manaus. Debilitada, ela foi cuidada e levada para um abrigo. Aos poucos ela foi conquistando a parlamentar e foi adotada por ela. Para simbolizar a causa animal, ela foi mascote da campanha histórica de Joana Darc um k.
Ler mais
HOJE
sábado, 04 de fevereiro de 2023
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content