PERFIL DO DEPUTADO

Joana Darc

Amazonense, bacharel em Direito na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA MANAUS) no ano de 2013, atualmente está acadêmica no Curso de Medicina Veterinária no Centro Universitário Fametro, desde sua infância sempre foi apaixonada por animais. Na adolescência abraçou a causa da proteção animal, tornando-se voluntária de um grupo intitulado COMPAIXÃO ANIMAL em 2010, onde deu seus primeiros passos na luta em defesa dos animais. Defendo essa bandeira, em 2016 foi eleita pela primeira vez para o cargo de Vereadora do município de Manaus pelo Partido da República (PR), com 3.261 votos, entrando como última e menos votada no pleito daquele ano. Mas com apenas dois anos de mandato, decidiu participar das Eleições de 2018 onde se candidatou para o cargo de Deputada Estadual vencendo a disputa e sendo a mulher mais votada, com 25.707 votos, só na capital, totalizando 26.816 no Amazonas inteiro e ficando em 12º lugar na disputa geral. Joana é a primeira parlamentar eleita no Amazonas a levantar a bandeira do direito dos animais, que é um dos principais pilares de seu trabalho na política, porém não se limitando somente a isso. Também foi líder da bancada do Partido da República na Câmara Municipal de Manaus. Como vereadora em 2017, fez a indicação da criação e construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Norte do Brasil junto ao Poder Executivo, onde cobrou durante 12 meses um posicionamento a respeito da Prefeitura Municipal. É autora de projetos de lei importantes como o “Plano de Parto Individual”, que prevê assistência para as gestantes, antes, durante e depois do parto, afim de combater a violência obstétrica. Autora também do projeto de lei 231/2017 intitulado “Cão Comunitário” que prevê o bem estar e a proteção do animal que vive em uma comunidade específica, de forma com que o animal possa estar incluso nos programas públicos devendo ser castrado, vacinado e receber coleira de identificação. E Foi responsável por idealizações pioneiras através de seu mandato de Vereadora, como a criação de projetos como Carona Animal, Equipe Pet, que atende demandas provenientes da população a respeito de seus animais, de animais abandonados e casos de maus-tratos e a Campanha de Castração Solidária que promove castrações em massa por valores populares para a sociedade com o apoio da iniciativa privada. Foi eleita presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção Animal e Desenvolvimento Sustentável da Aleam e foi escolhida pelo atual Governador, Wilson Miranda Lima, para assumir a liderança do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas, sendo a primeira vez que uma Deputada mulher assume um papel assim na história da casa legislativa.

Joana Darc dos Santos Cordeiros

Manaus (AM)

03/08

deputada.joanadarc@aleam.gov.br

(92) 3183-4383

  • Notícias
  • Proposições
  • Projetos
  • Comissões
  • Agenda
WhatsApp Image 2022 06 22 at 16.05.46 e1656011656661
23.06.22 15:14h
Joana Darc depõe na DEMA sobre o caso da cadelinha que foi arrastada por caminhonete
A Presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa (CPAIP), deputada Joana Darc (União Brasil), que encontrou o corpo da cadela arrastada por uma caminhonete na última segunda-feira (20), no Igarapé do Passarinho, compareceu ontem (22), até a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA), onde havia registrado o Boletim de Ocorrência como denunciante, para prestar depoimento visando contribuir com as investigações da polícia e da justiça sobre o caso. “Relatei todos os passos que fizemos para encontrá-la e o estado que a cadelinha se encontrava. Na oportunidade, também entreguei os laudos radiográfico e veterinário, junto com o parecer técnico atestando toda a condição daquela cadelinha. Eu e toda minha equipe estamos colaborando, acreditando na justiça e no papel da polícia que isso será resolvido. Estamos de prontidão acompanhando o caso do início ao fim para que a justiça seja feita”, afirmou. O laudo técnico veterinário consta que havia muitas escoriações e fraturas no corpo da cadela e que ela havia falecido até 4 horas antes de ser encontrada, coincidindo com o horário em que foi arrastada. “Na imagem do raio-x é possível vermos, claramente,  as fraturas no corpo da cadelinha, o que pode ser de fato a causa de sua morte, ou seja, isso comprova que ela ainda estava com vida no momento em que estava sendo arrastada pela caminhonete”, explicou.
Ler mais
WhatsApp Image 2022 06 22 at 16.23.54
22.06.22 16:24h
PL de Joana Darc, sobre Conscientização do Transtorno Bipolar, é aprovado na Aleam
O Projeto de Lei n° 453/2021, de autoria da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), foi aprovado nesta quarta-feira (22), pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). A propositura institui a Semana sobre a Conscientização do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), com objetivo de  levar ao conhecimento da sociedade, informação sobre a referida doença. De acordo com o texto, a semana deve ser realizada anualmente, na segunda semana de setembro, dentro da programação da campanha brasileira de prevenção ao suicício denominada Setembro Amarelo, promovendo palestras, seminários, rodas de conversas, campanhas educativas para toda a população amazonense, devendo ser amplamente  divulgada em toda rede pública e privadas de ensino e de saúde do Estado do Amazonas. "A bipolaridade vai além de uma mudança brusca de humor, trata-se de um transtorno grave e que, se não houver informações adequadas, tratamento e urna intervenção imediata por meio de um profissional qualificado, pessoa pode chegar ao extremo de se suicidar-se", explica Joana Darc. Entende-se por Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), como um distúrbio psiquiátrico marcado pela alternância, às vezes súbita, entre episódios de depressão e euforia, também chamado de mania ou hipomania, podendo os episódios variar de intensidade, frequência e duração.   Outros Projetos Aprovados Ainda na mesma sessão foram aprovados o PL n° 432 de 2021 que institui o Dia Estadual de Conscientização Sobre a Síndrome de Sotos, popularmente conhecida como “gigantismo cerebral”; e o PL n 165/2022, que Concede Título de Cidadão do Amazonas ao Dr. Marcio Nogueira Rodrigues, médico veterinário e professor dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Farmácia do Centro Universitário Fametro e da Faculdade Qualittas Brasil a nível de Pós-Graduação.
Ler mais
img-comissão
COMISSÃO DE Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa
Presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Vice-presidente
img-comissão
COMISSÃO DE Cultura e Economia Criativa
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Transporte, Trânsito e Mobilidade
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Mulher, da Família e do Idoso
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Obras, Patrimônio e Serviços Públicos
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Esporte e Lazer
Titular
img-comissão
COMISSÃO DE Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Assistência Social e Trabalho
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Constituição, Justiça e Redação
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens
Suplente
img-comissão
COMISSÃO DE Turismo, Fomento e Negócios
Suplente
HOJE
terça, 28 de junho de 2022
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.
Skip to content