PERFIL

DO DEPUTADO

Saullo Vianna

Saullo Velame Vianna, 34, pai e empreendedor. Amazonense de Parintins, foi eleito deputado estadual em sua primeira investida político-eleitoral no pleito de 2018. Tem grande atuação no segmento cultural do Estado, perfil que o credenciou para assumir a presidência da Comissão de Promoção Social e Cultural da Aleam. Conhecedor profundo do interior do Estado, desempenha ações no segmento social principalmente nas cidades do Baixo Amazonas, onde desenvolve projetos e estudos para melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. Com grande conhecimento em gestão e administração, Saullo é empresário e as instituições da qual faz parte geram milhares de empregos no Estado, principalmente em Manaus, além de renda para a economia do Estado. Com essas experiências acumuladas e com a energia da juventude, Saullo vai aplicar diversas e abrangentes ações em busca da melhoria de vida das famílias amazonenses.

Saullo Velame Vianna

Parintins (AM)

22/06

deputado.saullovianna@aleam.gov.br

(92) 3183-4440

  • Notícias
  • Proposições
  • Comissões
  • Agenda
IMG 20221018 165113 374
18.10.22 17:11h
Com indicação de Saullo Vianna, professora parintinense recebe Medalha do Mérito Educacional na Aleam
Indicada pelo deputado Saullo Vianna (UB), a professora Lanira Garcia Cardoso foi homenageada com a Medalha do Mérito Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias. A honraria é um reconhecimento aos profissionais de educação que se destacam com práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para melhoria do ensino. A solenidade foi realizada, na tarde desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Natural de Parintins, Lanira é professora efetiva do Estado, graduada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com pós-graduação em Supervisão Escolar na Faculdade Fase. Ao longo de sua carreira, ela já recebeu homenagens de órgãos e instituições importantes do Estado, entre elas a homenagem do Conselho Estadual de Educação. "É um privilégio muito grande estar sendo homenageada. Gostaria de agradecer a Deus e ao deputado Saullo por reconhecer o meu trabalho. Eu sou de Parintins e trabalho há muito tempo na área educacional. Atualmente, estou como coordenadora da Fametro, em Parintins, continuo atuando na área educacional. Sou muito grata e feliz por estar recebendo essa homenagem", disse Lenira. Para Saullo Vianna, é sempre importante reconhecer os profissionais da educação, responsáveis por moldar o futuro da sociedade. "Sou filho de professora e tive o privilégio de ser alfabetizado pela minha mãe. Ela sempre foi minha principal referência na educação. E hoje, poder homenagear profissionais que atuam na área, principalmente no interior, é uma grande satisfação", afirmou o deputado.   Trajetória Lanira ingressou no quadro de professores do Estado em 1984. Atuou como secretária da Escola Estadual São José Operário. Em 1992, foi Gestora da Escola Estadual Padre Jorge Frezzini. Já no ano de 2001, foi nomeada para assumir o Setor de Pessoal como Técnica administrativa. E em 2003, assumiu a Coordenadoria Regional de Educação de Parintins, onde atuou até o ano de 2013, mantendo-se por 10 anos no comando da educação em Parintins. Em 2016, assumiu a direção do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Parintins. Já em 2017, assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Barreirinha. E em 2019 a Coordenação da Fametro Parintins, onde atua até hoje.     Stephane Simões - (92)99337-3452
Ler mais
01 Dep. Saullo Vianna entrega escolas em Parintins que receberam recursos de suas emendas parlamentares
17.10.22 9:41h
Saullo Vianna entrega escolas em Parintins que receberam recursos de suas emendas parlamentares
No último sábado (15), dia em que Parintins completou 170 anos, o deputado Saullo Vianna (UB) cumpriu agenda extensa no município. Ao lado do prefeito Bi Garcia e autoridades locais, Saullo participou de inúmeras entregas e ações que vão beneficiar a população. Dentre elas, a entrega de três escolas, sendo duas na sede da ilha e uma na zona rural. Todas receberam recursos para reforma e ampliação, por meio de emendas destinadas pelo parlamentar. Na sede da Ilha Tupinambarana, foram entregues as escolas Lila Maia e São Francisco. Já na zona rural da cidade, na Comunidade do Parananema, foi entregue a Escola São Pedro, que sempre foi um sonho antigo dos moradores da localidade. “Quando assumi mandato de deputado estadual, no início de 2019, fui informado pelo prefeito sobre a necessidade de aumentar o número de escolas e salas de aula na cidade. Desde então, me comprometi em destinar todas as emendas para investimento em educação, todos os anos, para Parintins”, explicou. Saullo, que foi eleito deputado federal no último dia 2 de outubro, reforçou o compromisso de continuar buscando mais recursos para Parintins. “Nossa missão e compromisso com Parintins, na condição de deputado federal, só aumentam. Vou retribuir com muito mais trabalho toda confiança que sempre tive dos meus irmãos parintinenses”, concluiu.   Mais obras Saullo destacou, ainda, que já estão em andamento novas obras para melhorar ainda mais a educação do município. Dentre elas, estão a construção de um ginásio poliesportivo, na Comunidade Santa Luzia do Macurany; além da reforma e ampliação das escolas Beatriz Maranhão e São Raimundo, na Comunidade do Quebrinha, na gleba da Vila Amazônia.
Ler mais
05 Dep. Saullo Viana Teste do olhinho projeto de Saullo Vianna que exige realização do exame é aprovado na Aleam e1657823021863
14.07.22 14:23h
Teste do olhinho: projeto de Saullo Vianna que exige realização do exame é aprovado na Aleam
O Projeto de Lei (PL) n° 40/2022, de autoria do deputado Saullo Vianna (UB), que institui a realização do teste do olhinho, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O exame tem o objetivo de detectar o câncer nos olhos (retinoblastoma) em recém-nascidos. O PL propõe que o teste seja realizado nas maternidades e hospitais públicos e privados do Estado. Conforme o PL, o teste do olhinho deverá ser realizado nas primeiras 72 horas após o nascimento do bebê. O exame também será repetido uma vez ao ano na faixa etária entre zero e três anos de idade. Caso seja apontada alteração que indique a presença do retinoblastoma, os pais devem ser avisados e a criança encaminhada para o devido tratamento. "Esse tipo de câncer atinge principalmente as crianças pequenas. É muito importante que o teste seja exigido logo nas primeiras horas de vida, para que os bebês tenham a oportunidade de diagnóstico e tratamento precoces. O acompanhamento e a repetição do exame também são muito importantes, por isso o projeto também traz essa exigência. E com a possibilidade de ser ofertado em rede pública, vai oportunizar muitas famílias que não têm condições de pagar pelo teste e que não têm plano de saude", disse o deputado. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o retinoblastoma é o tumor intraocular mais comum da infância e corresponde a 2,5 a 4% de todas as neoplasias pediátricas. Foi o primeiro câncer a ser descrito como uma doença genética. Ocorre na criança pequena, sendo que dois terços dos casos são diagnosticados antes dos dois anos de idade e 95% antes dos cinco anos. Entre os sinais do retinoblastoma, o principal é o reflexo brilhante na pupila, que é conhecido como reflexo do olho de gato. Outros sinais e sintomas do retinoblastoma, que podem acometer somente um ou os dois olhos, são: estrabismo (olhar vesgo), fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) e dificuldade visual.
Ler mais
TIPO DE MATÉRIA
NÚMERO
PESQUISAR EXPRESSÕES NA EMENTA
ANO
Limpar consulta
HOJE
quinta, 18 de abril de 2024
No momento não há eventos agendados para hoje.
PRÓXIMOS DIAS
No momento não há eventos agendados para os próximos dias.