NOTÍCIAS

Dermilson Chagas denuncia que Governo do Amazonas pagou por pesquisa feita em 2018

Por Assessoria

31.ago.2021 15:05h
img
Foto: Márcio Gleyson

O deputado Dermilson Chagas denunciou, nesta terça-feira (31), mais uma irregularidade cometida pelo Governo do Amazonas, que utilizou recursos públicos para pagar agência de publicidade, gráfica, fotógrafo e a jornalista Carla Pollake, considerada eminência parda na gestão Wilson Lima, para produzir material gráfico de luxo baseado em pesquisa de comportamento feita sob encomenda pela coordenação da campanha de Wilson Lima no período eleitoral de 2018 e que foi realizada pela jornalista. O objetivo dessa pesquisa era orientar as ações da então futura gestão do Governo do Amazonas.

Dermilson Chagas disse que foi informado que, poucos dias após a cerimônia de posse do governador Wilson Lima, em 1º de janeiro de 2019, o Gabinete do Governador, juntamente com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), realizou uma palestra para os assessores de comunicação das 67 secretarias, fundações e outros órgãos diretos e indiretos subordinados ao Governo do Estado.

A palestra foi apresentada por Carla Pollake, que se apresentou à época como a responsável pela Consultoria de Imagem do Governo do Amazonas, principalmente como a gestora de imagem do governador Wilson Lima, de quem é amiga pessoal. Durante a palestra, Carla Pollake distribuiu um livro, de 26 páginas, em cores, no formato 210×280, com encadernação de luxo e papel com gramatura de alta densidade (250g) em folha couchê fosco, produzido e custeado pelo Governo do Amazonas. No livro, a jornalista diz que se trata de uma pesquisa sobre o perfil do povo amazonense.

Uso de dinheiro público

A publicação informa também que o material foi escrito por Carla Pollake e que a revisão e diagramação ficou a cargo da agência de publicidade Mene & Portella. Segundo a informação que consta no livro, a tiragem foi de 120 unidades. O deputado Dermilson Chagas explicou que realizou uma pesquisa minuciosa no Portal da Transparência e afirmou que não existe nenhuma referência aos gastos relacionados à produção desse material.

“Estou encaminhando essa denúncia ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público do Amazonas para que o Governo do Amazonas informe os valores pagos pela produção desse material e, sobretudo, de que forma esse trabalho foi pago e quanto cada pessoa ou empresa envolvida na produção desse material recebeu por sua participação”, frisou Dermilson Chagas.

O parlamentar lamentou o uso de dinheiro público para custear uma produção que ele considerou “fútil”. “Esse recurso poderia ter sido usado para fazer o bem para a população, por exemplo, deveria ter sido investido na segurança pública, que necessita de investimento. Ao invés de ter custeado essa pesquisa fútil, poderia ter comprado armas, equipamentos ou munições para as polícias”, enfatizou Dermilson Chagas.

Preconceito e amadorismo

Na realidade, o que é apresentado como pesquisa sobre a cultura e o comportamento do amazonense é um amontoado de juízos de valor pré-concebidos, o que demonstra uma fragilidade de metodologia, a qual não possui nenhum indicador estatístico confiável.

Somente para ilustrar o nível amador da pesquisa, que demonstra em vários momentos situações de preconceito na análise do povo amazonense, os dados apresentados por Carla Pollake afirmam que o amazonense é a favor da censura, é festeiro, gosta de se fazer de vítima, que é promíscuo e o principal sentimento do amazonense é ter vergonha. Nenhum dos dados apresentados na pesquisa possui indicação de fonte.

“Até a seleção das fotos que compõem o livro demonstra a visão preconceituosa que a autora dessa pretensa pesquisa. Por exemplo, quando se refere ao interior, mostra palafitas em mau estado de conservação; com relação ao comércio, mostra mais a fiação dos postes do que as lojas; quando se refere às pessoas, mostra idosos pobres em situações inapropriadas; e quando se refere à fauna amazônica, mostra somente uma onça, esquecendo a rica biodiversidade que nós temos e que é invejada no mundo inteiro, enfim, é uma pesquisa rasa de internet”, definiu o deputado, destacando que essas informações iriam nortear o Governo de Wilson Lima. “Por isso, que essa gestão é esse desastre e se vale do improviso e da falta de organização em todos os setores”.

Mais materiais gráficos sem informação?

O deputado Dermilson Chagas também denunciou hoje, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas que existem outros projetos gráficos que foram produzidos, envolvendo diversos profissionais e empresas que também não constam do Portal da Transparência. Um deles é o Manual de Identidade Visual, impresso em encadernação de luxo e com as mesmas características de formato e de papel que a pesquisa feita por Carla Pollake.

“Isso é dinheiro público, e ninguém acha isso no Portal da Transparência. Quem foi que fez, quanto que custou e quanto cada um recebeu? Alguma empresa pagou isso por debaixo dos panos”, afirmou Dermilson Chagas.