NOTÍCIAS

Dermilson Chagas diz que servidora da Adaf pode ajudar Sepror a fiscalizar empresa

Por Assessoria

10.mai.2021 17:10h
img
Foto: Márcio Gleyson

Com relação à denúncia que fez na última terça-feira (4), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sobre o descumprimento das normas técnicas exigidas pelos órgãos federais e estaduais para a produção e comercialização da carne suína, o deputado Dermilson Chagas (Podemos) também informou que a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) tem em seu quadro funcional uma servidora que já trabalhou na AgroRio, uma das empresas apontadas por denunciantes de criar e abater porcos sem obedecer os critérios sanitários.

O parlamentar disse que foi informado por denunciantes de que a servidora Graziele Domingues trabalhava na AgroRio cuidando especificamente da área de alimentação animal. Graziele Domingues é servidora comissionada, lotada no setor de assessoria da Adaf no cargo de assessor I. Por essa razão, o deputado Dermilson Chagas disse que a ex-funcionária da AgroRio pode fornecer informações sobre todas as denúncias sobre a criação, abate e comercialização indevida de carne suína.

“Então, o quê que falta para a Sepror e a Adaf fazerem uma fiscalização nessa empresa? O quê que falta para o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, fazer um trabalho digno para a sociedade, que está consumindo carne de porco inapropriada e provavelmente com salmonela, que causa problemas gravíssimos de saúde aos seres humanos?”, questionou o deputado,

Deputados fiscalizarão fazenda

O deputado Dermilson Chagas disse que, já que a Sepror e a Adaf não realizam fiscalização nos matadouros, ele, como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa), irá fazer uma visita, juntamente com outros deputados, para averiguar as denúncias. A visita está agendada para acontecer em breve.

Os deputados Tony Medeiros (PSD) e Adjuto Afonso (PDT) se pronunciaram favoráveis a uma fiscalização no local denunciado. Dermilson Chagas também encaminhou pedido de providências ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

Histórico da Comapa

A Comapa é uma comissão permanente, que foi criada em 2 de março de 1998, na Aleam e é responsável em propor e debater a política florestal e o fomento da produção agrícola, pecuária e da pesca, bem como a política agrária e questões fundiárias, doação, concessão e utilização de terras públicas. O deputado Dermilson Chagas foi designado presidente da Comapa pela segunda vez em 3 de fevereiro de 2021.

A Comapa tem assento em duas importantes entidades do Estado: o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam), órgão de deliberação coletiva e normatização superior da política de meio ambiente do Amazonas, e o Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura do Estado do Amazonas (Conepa), responsável por formular políticas públicas para promover e articular o desenvolvimento das atividades da pesca e aquicultura do Estado.