NOTÍCIAS

Diretoras da Aleam compartilham trajetórias profissionais, no mês da mulher

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

15.mar.2022 14:59h
img
Foto: Divulgação Dicom

No mês da mulher, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) destaca as oito Diretorias Técnicas, coordenadas por mulheres, num ambiente que, anteriormente, era majoritariamente masculino, trazendo outra perspectiva administrativa à Casa do Povo. Da Diretoria de Apoio Legislativo à Diretoria de Assistência Social, as mulheres compartilham histórias de suas trajetórias profissionais.

Atualmente atuando como diretora de Documentação da Aleam, a advogada Roseane de Oliveira Castro, entende que a participação das mulheres, em ambientes até então masculinos, é crescente. “As mulheres vêm ocupando espaços e emitindo vozes com alcances cada vez maiores, ainda em busca de igualdade e fortalecimento. Mas não param por aí, as mulheres demonstram todos os dias que sabem guerrear e voar cada vez mais alto”,  analisou.

Para Luzia Albuquerque, que trabalha na Aleam há 61 anos, e hoje exerce o cargo de diretora de Apoio Legislativo, fornecendo suporte aos parlamentares, ser mulher, neste contexto, é superar obstáculos, é ser dedicada ao trabalho, ter comprometimento e se diferenciar em todas as tarefas que realiza.

Na opinião de Jandira Moura, diretora de Assistência Social, o cenário político sempre foi masculino. Entre seus desafios está o de mostrar a capacidade de administrar uma Diretoria com uma visão mais sensível e um pouco mais de empatia para auxiliar os servidores da Casa. “Ao longo do tempo, ganhamos mais oportunidades. Agora, não estamos somente nas diretorias da Aleam, mas também no plenário, como deputadas. Como mulher e diretora sinto que tenho o dever de fazer com que esse lugar continue sendo administrado por mulheres, mostrando nosso potencial de gerenciar, criar e executar. Penso que estamos usufruindo de conquistas de preços que foram pagos por tantas outras que iniciaram a luta e meu papel é dar continuidade a isso”, argumenta.

A jornalista Mônica Santaella é diretora de Comunicação da Assembleia. É a pessoa que entre outras atribuições, estabelece a linha editorial e as estratégias de divulgação dos trabalhos da Casa Legislativa, assegurando visibilidade e entendimento sobre as atividades parlamentares. “Já ocupei alguns cargos de chefia tanto na área de Comunicação, como na assistencial e solidária, mas chegar à Diretoria de Comunicação da Aleam é motivo de muito orgulho. É um desafio que ainda não havia enfrentado e sou muito grata ao presidente Roberto Cidade por me dar essa oportunidade. Para as jovens que estão começando na área, meu conselho é: estudem bastante, dediquem-se ao seu trabalho, sejam comprometidas e perseverantes. Tracem um caminho do qual vocês possam se orgulhar no futuro”, finalizou.