NOTÍCIAS

Diretoria de Saúde da Assembleia do Amazonas realiza palestra sobre doenças renais

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

10.mar.2022 10:38h
img
Foto: Alberto César Araújo

O Dia Mundial do Rim é comemorado, anualmente, na segunda quinta-feira do mês de março. Em 2022, a data acontece nesta quinta-feira (10), e com o objetivo de conscientizar os servidores, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Saúde, realizou a palestra “A prevenção das doenças renais”, ministrada pelo médico nefrologista Manoel Ribeiro das Neves Júnior.

O avanço de doenças crônicas, especialmente diabetes e hipertensão, tem acarretado um expressivo aumento no número de pacientes com doenças renais, afirmou o médico nefrologista. Citando dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de alguma disfunção renal. “Apenas em 2021, segundo o censo da SBN, 47 mil pessoas tiveram que iniciar diálise no país. No Amazonas foram cerca de 2.200 novos pacientes para diálise”, informou o palestrante.

Falando sobre sintomas de doenças renais e tratamentos indicados, Dr. Manoel Ribeiro Júnior , destacou que a prevenção é essencial, falando das medidas básicas de cuidados como cuidados da hipertensão, diabetes, controle de peso, alimentação balanceada e prática de atividades físicas. “É uma doença com prognóstico ruim, na maioria dos casos”, alertou Ribeiro, dizendo ainda que “os pacientes tem uma redução na qualidade de vida e isso afeta não apenas o paciente, mas o ambiente familiar como um todo”.

Após a palestra, que aconteceu no miniplenário Cônego Azevedo, os participantes puderam realizar exame de sangue para verificação do nível de creatinina. Quando os níveis dessa substância estão elevados, pode indicar graus de insuficiência renal.

O diretor de saúde, médico Arnoldo Andrade, falou que essas medidas têm o intuito de promover a conscientização sobre os cuidados diários com a saúde. “A educação em saúde tem um impacto nas filas dos grandes hospitais e postos de saúde, pois 80% das doenças que nós enfrentamos poderiam ser evitadas através do conhecimento, da conscientização das pessoas de como tratar do seu próprio corpo”, declarou Andrade.