NOTÍCIAS

Dra. Mayara envia requerimento ao Governo solicitando prorrogação do contrato de temporários da Saúde

Por Assessoria de Comunicação

23.fev.2022 14:29h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Representantes de Conselhos da área da Saúde no Amazonas, foram recebidos no gabinete da deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas), na manhã desta terça-feira (22), para solicitar apoio  a prorrogação do contrato público dos profissionais chamados temporariamente para atuarem no enfrentamento à pandemia de Covid 19.

De acordo com Dra. Mayara, que também preside a Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa, os pleitos da saúde e o apoio aos profissionais sempre tiveram prioridade em seu mandato, seja por meio de PLs, emendas ou propostas através da Lei Orçamentária Anual (LOA), e que mais uma vez está disposta a defender os direitos da categoria.

O grupo foi recebido no gabinete parlamentar. Os profissionais, solicitam a prorrogação de contrato dos editais da SES/AM, n°001/2022 e n°002/2022 que possibilitou o chamamento de 1.500 profissionais da saúde como: médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sócias e outros, porém, com prazo de trinta dias.

De acordo com os representantes, o quadro de funcionários contratados pelo edital ainda é necessário e importante para a manutenção dos serviços essenciais da saúde já que, muitos profissionais faleceram, infectados pelo Coronavírus, e outros estão afastados para realização de tratamento. A categoria acredita que o déficit de recursos humanos prejudica o atendimento à população tanto nos casos de Covid 19 quanto de sequelas.

A parlamentar apoia os argumentos do Conselho e acredita que a continuidade do trabalho desses profissionais e, principalmente a realização de Concurso Público da Secretaria de Estado da Saúde (SES/AM) é uma forma de garantir o direito e o amplo acesso à saúde aos amazonenses durante o período de infecção do Coronavírus e tratamento posterior.

“Estes profissionais são essenciais na recuperação dos muitos pacientes que superaram a COVID-19, mas, que ainda sofrem com as sequelas. Desse modo se torna primordial a presença destes contratados a fim de auxiliar na demanda assistencial também nas reabilitações”, justificou a deputada.

Em resposta às reivindicações trazidas ao gabinete, Dra. Mayara protocolou na manhã desta quarta-feira (23), requerimento solicitando ao governador Wilson Lima, a manutenção do efetivo temporário contratado por meio dos editais 001/2022-SES/AM e 002/2002-SES/AM, até a realização do Concurso Público para a SES/AM.

“O Concurso Público para efetivar profissionais e adequar o quantitativo de acordo com a demanda da Rede Pública de Saúde é uma necessidade urgente. Como parlamentar e médica, vou fazer tudo que for possível em defesa de melhorias para a Saúde da população amazonense e também para beneficiar os profissionais desta nobre área”, conclui Dra. Mayara.