NOTÍCIAS

Durante recesso parlamentar, deputado Mário César Filho realiza viagens ao interior do Amazonas e anuncia investimentos

Por Flavia Ribeiro

23.jul.2024 9:32h
img
Foto: Leandro Cardoso

No último fim de semana, de 19 a 21/7, o deputado estadual Mário César Filho (UB) realizou viagens pelo interior do Amazonas para ouvir a população, receber demandas e anunciar destinação de emendas parlamentares para diversos setores, durante o recesso parlamentar, reforçando o compromisso com as comunidades locais e anunciando importantes investimentos ao desenvolvimento regional.

Na sexta-feira (19), o deputado foi ao município de Barcelos (distante de Manaus a 400 quilômetros), onde se reuniu com representantes da comunidade local, incluindo mototaxistas e mães atípicas.

O parlamentar prestou contas do mandato e divulgou seus trabalhos na Casa Legislativa, em especial sobre as Leis de sua autoria que beneficiam autistas, reforçando o compromisso com políticas inclusivas e de apoio às Pessoas com Deficiência (PcDs).

Como vice-presidente da Comissão de Turismo, recebeu as demandas da área da região, que realiza o Festival dos Peixes Ornamentais, sendo um polo de turismo de pesca no Estado.

“Foi um grande prazer iniciar nossa jornada em Barcelos, município de grande importância para nossa cultura e especial ao turismo, por conta do Festival do Peixe Ornamental, além é claro do enorme fluxo de turismo de pesca nacional e internacional. Trabalharei na casa do povo para impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural local”, afirmou o parlamentar.

No sábado (20), o deputado iniciou o dia no município de Novo Aripuanã (a 3.360 quilômetros de Manaus), onde se reuniu com os membros das agremiações do FestLenda, festival realizado anualmente, com a apresentação da Lenda do Apurinã, Lenda do Jurupari, Lenda Anaupira e Lenda do Tucumã no Lendódramo de Novo Aripuanã, com entrada gratuita.

O parlamentar anunciou destinação de emenda parlamentar para alavancar o turismo cultural e fortalecer assim o desenvolvimento econômico do município através das festividades.

“O turismo cultural, tão forte no nosso Estado, merece empenho, dedicação e investimento por parte do parlamento. E eu, anuncio o meu compromisso com a economia do turismo cultural em Novo Aripuanã neste festival rico em cultura e preservação da nossa história”, destacou.

Visitas

O parlamentar também esteve na comunidade de Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré (a 347 quilômetros de Manaus) para participar da Exposição Agropecuária de Santo Antônio do Matupi (Expomat), distrito localizado no quilômetro 180 da Rodovia Transamazônica. O município é considerado um dos maiores produtores rurais do Amazonas.

O evento, realizado no Parque de Exposições Amadeu Rodrigues Vidal, gera inúmeras oportunidades de negócios e conta com uma programação variada, que inclui shows musicais, atividades de montaria de touros e cavalos, vaquejada, tiro de laço, rodeio mirim, torneio leiteiro, leilão de animais, dentre outras.

“Fico feliz em participar deste evento estratégico para a região Sul do Estado, que avança significativamente em suas produções com uso de novas tecnologias e oportunidades de negócios. A Expomat é de grande importância para o setor primário”, afirmou o deputado Mário César Filho, ressaltando o papel crucial da Expomat no fortalecimento da economia regional.

O deputado fechou a agenda de viagens, no município de Apuí (a 452 quilômetros de Manaus). O município com grande extensão territorial, apresenta grande potencial produtivo, muito pelo fato de a mão de obra ser especializada, já que os colonos, grande parte da população, são oriundos de outras regiões brasileiras com aptidão para a agricultura, como região Sul e Sudeste.

O parlamentar visitou, ainda, o local onde é realizada a Exposição Agropecuária de Apuí (Expoap), conversou com lideranças políticas e empresários do setor primário e sobre a produção de café, que obteve um resultado surpreendente de mais de oito mil sacas. Além de possuir um dos maiores rebanhos bovinos do Amazonas, com mais de 100.000 animais, garantindo grande produção de leite, derivados de leite e carne.