NOTÍCIAS

“Duro golpe”, diz deputado após decisão do STF que retira sistema de cotas da UEA para estudantes no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

26.abr.2023 18:28h
img
Foto: Divulgação Assessores

O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) lamentou o “duro golpe” que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sofreu por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional o seu artigo 1º da lei nº 2.894/2004, que estabelece a definição de vagas para o nosso Estado, na última segunda-feira, 24.

“Isso é um duro golpe. UEA é um dos maiores patrimônios do nosso Estado mantida, exclusivamente, com recursos oriundos do Polo Industrial de Manaus (PIM). É responsável por trazer desenvolvimento e avanços para o interior e desenvolvimento regional e nós não podemos nos calar. A lei estabelecia que 80% das vagas eram destinadas para estudantes do Amazonas e isso caiu. Precisamos dar uma resposta e apresentar uma solução para esse problema, porque a UEA foi criada com essa finalidade”, disse.

O deputado, que é membro titular da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), colocou o seu mandato à disposição da UEA.

“Colocamos o nosso mandato à disposição da UEA. Precisamos buscar a solução para esse problema para que possamos garantir o acesso aos nossos alunos do interior e das escolas públicas, onde há uma competição desleal com as escolas particulares”, informou.

O parlamentar ainda disse que reuniu sua equipe jurídica para ver a melhor forma para reverter o problema. “Reuni minha equipe jurídica para que possamos ver uma forma de combater, o mais rápido possível, essa decisão, ou criar uma nova lei e uma solução para o problema. Contem com o nosso apoio e com a nossa luta. UEA é prioridade no meu mandato. Minha solidariedade aos estudantes que além de se preocuparem com o vestibular, agora se preocupam com essa decisão que tanto os prejudica”, concluiu.

Foto: Jhonatan Darth

Skip to content