NOTÍCIAS

Em Brasília, deputado João Luiz reúne propostas para elevar o desenvolvimento do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

13.abr.2022 15:39h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Em Brasília, na última terça-feira (12), o deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM), reuniu com o Ministro José Carlos Oliveira, na sede do Ministério do Trabalho e Previdência para tratar sobre a intermediação de um possível convênio com o Governo do Estado do Amazonas, para fortalecer o serviço de atendimento das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no interior do estado.

“Por meio de uma cooperação técnica, articulamos levar acessibilidade com a instalação de novas agências e mais funcionalidade dos serviços das agências do INSS já existentes nos municípios do Amazonas. Na oportunidade, junto ao ministro do trabalho, destacamos a telemedicina como ferramenta estratégica de política de saúde pública”, informou o Republicano.

Na oportunidade, João Luiz solicitou do ministro José Carlos Oliveira, para que fosse intermediado via governo federal a implantação de uma filial da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) para atuar no Amazonas. O órgão do governo federal, vinculado ao Ministério da Economia, tem o objetivo elaborar estudos e pesquisas sobre as questões de segurança, higiene, meio ambiente e medicina do trabalho.

Ainda em Brasília, com o Ministro José Carlos Oliveira, o parlamentar apresentou propostas para favorecer mais emprego e renda no Amazonas, com a promoção de cursos de capacitação profissional, junto ao fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego e Renda (SINE), para impulsionar a empregabilidade amazonense. Na ocasião esteve presente o Presidente do Fórum dos Trabalhadores do Brasil (FOTRAB), Sebastião Téo, atual Secretário Nacional dos Trabalhadores Republicanos.

No setor da saúde, como presidente da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), João Luiz preocupado com o aumento de casos de suicídio e de automutilação no país, ressaltou junto aos representantes do governo federal, a necessidade do Grupo de Trabalho da Unale para  discutir políticas públicas e projetos relativos ao tema.

O Grupo de Trabalho é o conjunto de ações para promoção do cuidado prestado aos sobreviventes enlutados por um suicídio, para evitar que novas tentativas aconteçam no mesmo núcleo familiar ou escolar.

“É muito importante ter um plano consolidado, e o nosso papel enquanto poder público é de vital importância na solidificação e no controle social de prevenção ao suicídio. Por isso temos atuado arduamente para garantir o tratamento digno e necessário para recuperação dessas pessoas”, concluiu o Republicano.

 

 

 

Jordânia Gama 98158 7939/ 31834409