NOTÍCIAS

Energia elétrica é alvo de reclamações na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira

Por Diretoria de Comunicação

25.ago.2021 16:50h
img
Foto: Dircom

A sessão desta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi tomada pelas reclamações dos parlamentares a respeito do péssimo serviço de fornecimento de energia elétrica pela empresa Amazonas Energia.

O deputado Álvaro Campelo (Progressistas) abriu o Pequeno Expediente trazendo uma série de denúncias de cortes de fornecimento de energia que seriam, segundo ele, ilegais. De acordo com o parlamentar, a Amazonas Energia não cumpre a Resolução nº 414 de 2010, que determina um aviso de corte prévio no prazo de 15 dias. “A Amazonas Energia vem sendo denunciada diariamente em vários municípios: Canutama, Boca do Acre, Maués e Manaus. E a empresa se manifesta afirmando que isso não está acontecendo”, denunciou.

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), relatou sobre a viagem à cidade de Apuí (distante a 453 km de Manaus) na última sexta-feira (20), onde participou de Audiência Pública para debater os problemas de falta de energia elétrica na Câmara Municipal. O deputado narrou que a população está revoltada com a situação e que, após o apelo feito junto à Amazonas Energia, foram instalados três geradores de energia.

Em aparte, o deputado Serafim Corrêa (PSB), disse que essa é uma demanda do povo apuiense, há bastante tempo e cumprimentou Roberto Cidade pela iniciativa. “Me solidarizo com a população e com os comerciantes que lutam com muita dificuldade”, afirmou. Também durante o aparte, o deputado Dr. Gomes (PSC), que acompanhou Roberto Cidade na visita à Apuí, disse que a cadeia produtiva do município foi interrompida pela falta de energia elétrica. “Foi caótico e a intervenção da Assembleia Legislativa foi decisiva na solução do problema”, informou.

Ainda durante o pronunciamento, Cidade questionou a Amazonas Energia do porquê  não executar serviços de ampliação e de geração de energia. “Falta de energia em pleno século 21 é lamentável. Sabemos o quanto o povo do Amazonas é humilde e precisa de energia. Precisamos fazer uma Frente e convidar os representantes da empresa e cobrar a melhoria dos serviços”, finalizou.

PL 490

De autoria do deputado Dr. Gomes, a Aleam concedeu Cessão de Tempo para que Zenilton Moura, coordenador das Organizações dos Povos Indígenas do Amazonas, e o vereador de Atalaia do Norte, Analimar Kanamari, falassem sobre o Projeto de Lei nº 490, que tramita no Congresso Nacional, que prevê alterações nas regras de demarcação de terras indígenas.

O vereador Analimar Kanamari apelou a todos os deputados para que abracem a causa indígena e pediu também o apoio dos parlamentares em relação ao problema de energia elétrica em Atalaia do Norte. Zenilton Moura denunciou a existência de interesses particulares contra os indígenas e pediu apoio da Aleam contra a aprovação do PL 490. “Não admitimos sermos atropelados, repudiamos esse PL 490. Queremos viver no que é nosso em paz e que o Poder Executivo cumpra com o seu dever de levar políticas públicas a todos nesse país”, conclamou.