NOTÍCIAS

Escola do Legislativo da Aleam apresenta experiências com Educação Cidadã em evento nacional

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

08.jul.2022 12:29h
img
Foto: Edmar Perrone

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, participará do evento ‘Congresso O Parlamento e os Direitos das Crianças, dos Adolescentes e Jovens – Experiências e potências’, que será realizado entre os dias 12 e 14 de julho, em Porto Alegre (RS). Na ocasião, a gerente de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Cassandra Serejo, falará sobre os Programas de Educação Cidadã da Aleam.

Serão apresentados os programas “Conhecendo o Legislativo”; “O Parlamento e o Estudante” e o “Parlamento Jovem”. “Nós fomos convidados principalmente para mostrar o critério de escolha dos participantes do Parlamento Jovem, porque não escolhemos os deputados jovens, fazemos um ato cívico antecedido por palestras. Quem decide são os próprios estudantes das escolas, por votação, o que é inovador”, explica a gerente.

Não é a primeira vez que a Escola do Legislativo da Aleam participa de eventos nacionais apresentando suas atividades. “Já estivemos em inúmeros eventos sobre o tema. Comumente participamos do Parlamento Jovem Nacional, que costuma acontecer todo mês de setembro, mas este ano provavelmente não acontecerá por conta do período eleitoral”, destacou.

A participação da Escola do Legislativo amazonense acontecer em dois momentos durante o Congresso. Na quarta-feira (13), às 14h de Brasília, Cassandra Serejo representa a Aleam na Mesa “Relatos de experiências: Câmaras Mirins e Parlamentos Jovens enquanto práticas de protagonismo infanto-juvenis”. Na quinta-feira (14), a partir das 14h15, a gerente da Aleam vai ser uma das facilitadoras do minicurso “Parlamentos Mirins/Jovens, o que são? Como criar e manter organizados?”,  junto com outros educadores.

O Congresso é organizado numa parceria entre Consultoria em Políticas Públicas Com Crianças, Adolescentes e Jovens (Tribocidades); Laboratório de Políticas Públicas e Socias (Lappus); Aldeias Infantis SOS, Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar); Professor Pólux Cursos para Concursos; Faculdades Imed e Criativos da Escola (Instituto Alana).

Informações sobre o evento podem ser encontradas no endereço eletrônico https://sites.google.com/view/congresso-camaramirimjovem2022/programa%C3%A7%C3%A3o?authuser=0