NOTÍCIAS

Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa  projeta ações para 2022

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

26.jan.2022 12:43h
img
Foto: Divulgação Dicom

A Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), está com um planejamento de atividades para 2022, como a implantação da Escola Virtual, que oferecerá cursos de capacitação por meio de aulas on-line e realização do II Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam).

A diretora da Escola, pedagoga Geanne Valente, explica que diante das mudanças impostas pela pandemia da Covid-19, a metodologia das escolas teve que ser repensada e não foi diferente com a Escola do Legislativo, que também precisou inovar e buscar novas ferramentas para cumprir a missão de oferecer qualificação não apenas para os servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), mas para toda a sociedade. “Em 2021, graças ao apoio recebido pelo presidente deputado Roberto Cidade, conseguimos oferecer cursos por meio de aplicativos de reunião on-line, porém sentimos que poderíamos fazer mais, e buscamos aprimorar essa ferramenta de ensino a distância”, detalhou a diretora.

A Escola Virtual está em fase final de conclusão para, em breve, ser disponibilizada, e sendo oportuna, segundo Geanne Valente. Ela enfatizou que o momento em que o Amazonas enfrenta o pico de casos de Covid-19, levou a Mesa Diretora, a implementar medidas de restrições de circulação de servidores e visitantes no prédio da Aleam, por isso a necessidade de adequar a escola.

 

II Feclam

Ainda no primeiro semestre de 2022, a Escola do Legislativo deve realizar, em parceria com outras diretorias, a segunda edição do Feclam, com o objetivo de debater com os prefeitos e vereadores amazonenses o papel das Câmaras Municipais e demais temas relacionados às atividades legislativas municipais.

A primeira edição do evento aconteceu, pela primeira vez, em outubro de 2021, e foi um sucesso. Na ocasião, o presidente Roberto Cidade chamou atenção ao ineditismo da iniciativa, proporcionando intercâmbio de conhecimento entre servidores, vereadores e prefeitos.

 

Demais ações

Ao longo do ano também está previsto o lançamento do Memorial da Escola, homenagem do Poder Legislativo aos servidores que perderam suas vidas em razão da Covid-19; inauguração do novo auditório e o início do Programa de Orientação Profissional, em parceira com a Comissão de Educação da Aleam.

 

Cursos

A programação de cursos inicia na primeira quinzena de fevereiro, com uma jornada pedagógica exclusiva para os servidores da escola. “O objetivo é promover reflexões e debates em torno nas novas ferramentas pedagógicas e sua implementação”, informou Adriana Pimentel, da Escola do Legislativo.

A partir da segunda quinzena, estão previstos ainda cursos de legislação eleitoral; cenário político e mídias e suas novas plataformas e metodologias. O prazo para inscrições e horários dos cursos serão definidos nos próximos dias, pois, de acordo com Adriana Pimentel, a equipe aguarda as definições dos órgãos de saúde do estado em relação as medidas sanitárias devido aos casos de Covid-19.