NOTÍCIAS

Forças de segurança pública do Amazonas e Comandante Dan celebram a concessão da data-base e o restabelecimento do fluxo de reposições salariais

Por Assessoria de Comunicação

03.jul.2024 12:02h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado Comandante Dan (Podemos) considerou vitoriosa a mobilização para o pagamento da data-base das forças de segurança pública do Amazonas. Ele se pronunciou após reunião realizada na tarde da última terça-feira (02/07) na sede do Executivo Estadual.

“O governo confirmou o índice de reajuste de 4,65%, referente à data-base de 2023, para os trabalhadores da segurança pública do Amazonas, e se comprometeu que a indexação será em agosto, com efeito retroativo a de 21 de abril. Para quem não recebia s data-base desde 2020, esse foi um resgate muito expressivo”, declarou o deputado estadual.

Dan Câmara informou ainda que o governo definirá uma segunda reposição salarial referente a 2024, de 3,93%. “Em no máximo de dez dias haverá uma reunião com o governador Wilson Lima, para anunciar a decisão e deliberar a data do segundo reajuste, até o final do ano, somando-se as duas datas-bases será uma reposição de 8,58%”, ressaltou.

Policiais civis, militares, penais, bombeiros militares, agentes, escrivãs, peritos, delegados e servidores técnico-administrativos da área acumulavam perdas que chegavam a 30%, sem a concessão do benefício há quatro anos. A data-base das forças de segurança é regida por uma lei estadual, que estabelece 21 de abril como o dia para o anúncio da concessão do benefício.

“Estamos todos muito felizes; nosso mandato levantou essa bandeira desde fevereiro de 2023, fizemos audiências públicas, cessões de tempo, reuniões da comissão de segurança pública do legislativo. Eu, pessoalmente, realizei uma contagem regressiva diariamente, no plenário e fora dele, e vencemos”, finalizou Dan.

Além das associações de classe dos trabalhadores do segmento e do Comandante Dan, estiveram à reunião o deputado Felipe Souza (PRD), líder do governo na Aleam, o secretário chefe da Casa Civil Flavio Antony, o secretário de governo, Sérgio Littaif, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, os chefes das Polícias Civil e Militar, bem como as equipes técnicas da Secretaria de Estado de Administração e da Procuradoria Geral do Estado.