NOTÍCIAS

Fundadores da Fametro, Maria do Carmo Seffair e Wellington Lins de Albuquerque são homenageados pelo deputado Wilker Barreto

Por Assessoria de Comunicação

01.dez.2022 17:09h
img
Foto: Artur Gomes

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) entregou nesta quinta-feira, 1º, a Medalha Ruy Araújo, considerada a maior honraria do Poder Legislativo estadual, aos empresários Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque e Wellington Lins de Albuquerque, fundadores da Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro. As homenagens foram de iniciativa do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), que assina a condecoração à reitora e autor da saudação ao diretor da instituição, que teve propositura do então deputado e atual secretário da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Seminf), Sabá Reis, proponente à época da Resolução legislativa n.º 616/2016.

A cerimônia foi realizada no plenário Ruy Araújo da Casa Legislativa e contou com a presença de algumas personalidades, como o diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), José Augusto de Melo Neto, representando o governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil); a vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos, a vereadora Yomara Lins (PRTB), representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM), dentre outras autoridades, além de amigos e familiares dos homenageados. Os deputados estaduais Belarmino Lins (PP), Sinésio Campos (PT) e Adjuto Afonso (União Brasil), que presidiu a sessão solene, também estiveram entre os presentes.

Para Wilker, a entrega das comendas à Maria do Carmo Seffair e Wellington Lins de Albuquerque é um reconhecimento pelos principais feitos dos empresários no campo da educação superior no Amazonas. Casados há 43 anos, ambos fundaram em Manaus o Instituto Metropolitano de Ensino – Fametro, considerada uma das maiores instituições de ensino do Norte/Nordeste do Brasil.

“Fico feliz com essa homenagem que a Assembleia Legislativa do Amazonas cumpre, de forma justa, com pessoas que ajudam a desenvolver o nosso Estado. Essa medalha, tanto para a Maria quanto para o Wellington, é extensiva a todas as pessoas que ajudaram vocês nessa caminhada, desde o mais graduado funcionário até o mais humilde”, afirmou Barreto.

O parlamentar aproveitou para enaltecer a importância da Fametro no desenvolvimento do Estado através da geração de empregos, e também a atuação do casal junto aos outros setores como saúde e turismo, como a gestão do Tropical Hotel e da Santa Casa de Misericórdia de Manaus. “Os números da Fametro, por si só, refletem a importância desta justa homenagem, que é hoje a maior faculdade do Amazonas, uma das maiores do Norte e entre as 30 do País, com números de crescimento acima da média nacional, gerando mais de dois mil empregos. Temos outros fatores de coragem como o resgate do Tropical Hotel e da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, que ajudará o Amazonas no turismo e na formação da mão de obra na saúde”, frisou Wilker.

Agradecimentos

Homenageada, Maria do Carmo Seffair agradeceu o deputado Wilker Barreto pela indicação da medalha Ruy Araújo e pelo reconhecimento da instituição educacional pelos serviços prestados em prol da sociedade amazonense.

“Esse momento é de muita emoção. Quero agradecer ao deputado Wilker Barreto pela honrosa indicação para receber essa grande honraria. Essa homenagem não se restringe a mim e ao meu marido Wellington, mas por toda a Fametro pelo trabalho em prol do Amazonas, todo o esforço conjunto de colaboradores, corpo docente, alunos e a minha família, que são companheiros da vida e da jornada de trabalho”, agradeceu a CEO.

Já Wellington Lins, diretor-presidente da Fametro há 20 anos, também reforçou a importância de toda a estrutura organizacional da instituição para a tão justa homenagem no Legislativo estadual.

“Reitero meus agradecimentos à minha família, diretores, coordenadores, professores e colaboradores do Instituto Metropolitano de Ensino, sem os quais não seria possível desenvolver e realizar este nobre projeto educacional, e certamente, não seria alvo desta tão significativa homenagem”, finalizou.