NOTÍCIAS

Geólogos são homenageados em Cessão de Tempo

Por Diretoria de Comunicação

01.jun.2021 14:44h
img
Foto: Dircom

O Dia do Geólogo, celebrado em 30 de maio, foi lembrado na manhã desta terça-feira (1), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio de Cessão de Tempo solicitada pelo deputado Sinésio Campos (PT). A analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Maria do Carmo Neves dos Santos; e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Antônio Luís Costa Lins Júnior se manifestaram sobre a importância do trabalho dos geólogos.

A analista ambiental chamou atenção ao trabalho dos geólogos também na área ambiental, com avaliações de licenciamentos e estudos de impactos ao meio ambiente. Apesar de se falar muito da atuação do geólogo na área de mineração, destacou Maria do Carmo, esse profissional tem um amplo campo de atuação, como orientação de exploração de recursos hídricos, tratamento de resíduos, aterro sanitário, e até mesmo na construção civil. “Todas as áreas que precisam de licenciamento ambiental precisam de uma análise geológica”, disse.

A geóloga falou ainda da necessidade de reforço desses profissionais aos quadros do IPAAM, devido ao fato de que os que estão na ativa já estão próximos do período de aposentadoria. “É preciso a realização de um concurso público em breve, para que se reforce esse quadro”, pediu.

A representante do IPAAM recebeu dos deputados Adjuto Afonso (PDT), que presidia a reunião, e Sinésio Campos uma placa em homenagem pelo Dia do Geólogo. Também foram entregues diplomas de honra ao mérito a alguns trabalhadores da geologia, em reconhecimento aos seus serviços prestados.

A necessidade do avanço e reconhecimento das atividades dos geólogos no estado foi cobrada pelo presidente do CREA-AM, Antônio Luís Costa, que propôs inclusive a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de geologia estadual, com o objetivo de debater e propor políticas públicas voltadas para a área. “Precisamos avançar, precisamos reconhecer a capacidade e eficiência dos nossos profissionais”, declarou.

Sinésio Campos, presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam, disse que esses profissionais atuam desde a prevenção de desastres naturais, saúde, meio ambiente, evolução da terra e da vida, mudanças climáticas, levantamento geológico, pesquisa mineral, agricultura, dentre outros. “São os profissionais que fazem de uma pedra no caminho seu objeto de estudo e desenvolvimento do país”, finalizou.