NOTÍCIAS

Joana Darc solicita ao Governo manutenção de cadeiras de rodas para pessoas em vulnerabilidade social

Por Assessoria

14.jul.2021 13:02h
img
Foto: Matheus Ponce

Projeto da deputada estadual Joana Darc (PL) propõe reforma e manutenção gratuita de cadeiras de roda no Estado do Amazonas, com o objetivo de aumentar a vida útil das cadeiras e a reutilização daquelas que se encontram impossibilitadas para uso, de pessoas que estão em vulnerabilidade social.
A solicitação foi feita após a constatação do número alto de cadeiras de rodas sem utilização por danos ocasionados pelo tempo de uso ou pela falta de adaptação a novas necessidades do seu usuário. “São muitas as cadeiras que têm pequenos defeitos ou precisam de uma adaptação, porque a pessoa que utilizava cresceu e a cadeira tinha sido feita sob medida. Tivemos a ideia de criar uma oficina e reutilizar esse importante instrumento para pessoas que têm mobilidade reduzida”, apontou a parlamentar.
O projeto apresentado inclui também a possibilidade de emprego e renda às famílias, uma vez que além da reforma, poderão ser ministrados cursos de Manutenção de Cadeira de Rodas, no intuito de capacitar socioeducandos e sociedade em geral, atendidos pelo Governo através dos programas de reinserção no mercado de trabalho
Joana Darc aponta que esta é uma maneira de possibilitar a entrega de cadeiras de rodas a quem aguarda pelo item e de não aumentar a fila de espera, já que o órgão responsável pelo fornecimento de cadeiras de rodas poderá elaborar um cadastro dos usuários que necessitam da manutenção ou que estejam impossibilitadas para uso, fazendo com que a vida útil da cadeira seja prolongada.